Triatlo: um esporte que nasceu para testar os limites do corpo humano
Se tornar um atleta de alto nível em qualquer esporte já é uma atividade das mais complicadas.
Agora imagine o quão mais difícil seria se você tivesse que atingir esse padrão não em um, mas em três esportes diferentes, e tudo isso durante a mesma competição? Bem-vindos ao triatlo!
Um pouquinho de história
Ainda que seja complicado precisar onde a ideia do triatlo surgiu, muitos pesquisadores acreditam que foi na França do começo do século XX que as primeiras competições dessa natureza foram disputadas. Um evento de "Les Trois Sports" ("Os Três Esportes"), envolvendo corrida, ciclismo e canoagem, registrado em território francês em 1901, sendo em 1921 a canoagem substituída pela natação.
As distâncias na época giravam em torno de 3 km de corrida, 12 km de bicicleta e o cruzamento do Rio Marne, tudo isso em série e sem pausas. Os eventos se espalharam pelo país, chegando a atingir alguma popularidade nos anos 30, porém sem padronização em termos de distâncias, regras ou mesmo as modalidades envolvidas.
O nascimento do Triatlo moderno
Mas foi nos anos 70, na cidade americana de San Diego, que o triatlo começou a assumir as feições que reconhecemos hoje, quando dois membros de um clube de corrida da cidade, Jack Johnstone e Don Shanaham, incluíram uma etapa de ciclismo no que antes era uma prova de corrida e natação e, utilizando a mesma lógica que batizou esportes como o pentatlo e o decatlo, criaram o triatlo.
Essas provas, disputadas em meados dos anos 70, envolviam cerca de 700 metros de natação no ar, 15 km de ciclismo em avenida e uma corrida cross country de 4,5 km, contando com menos de 100 participantes, mas já sinalizavam evolução e padronização dentro do esporte.
Iron Man e a explosão do esporte até as Olimpíadas
Na segunda metade dos anos 70 é possível dizer que o triatlo começou de verdade seu crescimento em termos de popularidade. Com a realização do primeiro IronMan, em 1978, quando competidores disputavam, no Havaí, provas de quase 4 km de natação, 185 km de bicicleta e uma maratona completa, o esporte foi ganhando atenção, chegando ao Brasil em 1981 e tendo sua primeira competição oficial em solo nacional dois anos depois, no Rio de Janeiro.
Outro grande exemplo de como o triatlo se tornou popular foi sua oficialização como modalidade olímpica nos jogos de Sydney, no ano 2000, num formato que dura até hoje, com 1500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
Mas é só sair correndo/nadando/pedalando?
Junto de sua popularidade, vieram também a padronização e o regramento do triatlo, que além de ser classificado por distância e terreno (temos desde o sprint, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida até o deca ultra triatlo, com 38 km de natação, 180 km de ciclismo e 422 km de corrida), hoje possui normas bem definidas.
No triatlo olímpico, por exemplo, todos os atletas largam ao mesmo tempo na prova de natação, cumprem um trajeto de 1,5km demarcado por bóias e passam por uma área de transição antes de começar o ciclismo. Nessa etapa, assim como na corrida, eles podem receber cartões amarelos ou vermelhos por colocar em risco seus adversários, além de existir a proibição de que a corrida seja realizada sem calçados e até mesmo usando óculos e toucas de natação.
O triatlo no Brasil hoje
Popularizado inicialmente no Brasil pelos grandes resultados de Fernanda Keller no IronMan feminino, com 6 pódios entre os anos 1994 e 2000, o melhor desempenho de qualquer triatleta brasileiro na competição, o Brasil continuou revelando grandes nomes da modalidade, tendo atualmente 4 atletas no ranking dos 100 melhores do mundo, somando masculino e feminino.
E entre os destaques atuais do Brasil na categoria temos a atleta paralímpica Jessica Messali, que já foi ouro em Copa do Mundo e no Pan, e vem em busca de mais medalhas em Paris, um dos orgulhos do nosso Time Petrobras!
Você pode conhecer mais sobre o Time Petrobras e aprender diversas curiosidades sobre os esportes que nós já patrocinamos clicando aqui.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: