Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Biocombustíveis: o futuro da energia é renovável

Descubra o que são biocombustíveis e veja como a Petrobras está desenvolvendo novos combustíveis para um futuro de baixo carbono.

Atualizado em 28/03/2024

Postado em 26/12/2023

Texto copiado!

Ampliando a oferta de combustíveis renováveis e de projetos de fontes de energia renovável, estamos nos preparando para um futuro de baixo carbono.

Precisamos de energia para realizar quase todas as atividades, desde combustíveis para o funcionamento de carros, aviões, caminhões e navios, até eletricidade para televisões, pilhas para rádios e baterias para celulares.

E em um mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, poucas questões são mais importantes do que a busca por fontes energéticas que sejam, ao mesmo tempo, eficientes e com baixo impacto de carbono, para garantir que essa energia não tenha um custo alto demais para o nosso planeta. E é aí que entram os biocombustíveis.

Por que é importante investir nos combustíveis do futuro?

A busca por uma transição energética sustentável é urgente, mas ela precisa ser feita de forma justa. Imagine o seguinte: como seria o dia de amanhã se os combustíveis fósseis deixassem de existir de uma hora para outra? Estamos falando da gasolina, do diesel, do querosene de aviação

A demanda pela exploração e produção do petróleo se mantém essencial para garantir a segurança energética nos próximos anos e também financiar a transição para uma sociedade de baixo carbono.

Somado a isso, iniciativas que não fazem uso de energia fóssil também estão sendo desenvolvidas, a fim de atender às demandas do planeta. Foi pensando nisso que nós lançamos o Programa BioRefino, com projetos para produção de biocombustíveis, mais modernos e sustentáveis, como parte da nossa trajetória de descarbonização, buscando oferecer a energia que o Brasil precisa de maneira cada vez mais sustentável.

O que é o programa BioRefino?

O Programa BioRefino materializa em nossa estratégia a redução de emissões proporcionada por uma nova geração de combustíveis sustentáveis. Será investido US$ 1,5 bilhão até 2028 para o desenvolvimento de diferentes biocombustíveis, que irá aprimorar nosso portfólio de produtos e contribuir para a redução de emissões.

Quais são os principais combustíveis do futuro da Petrobras?

Os destaques do Programa BioRefino da Petrobras são os combustíveis do futuro que estamos produzindo, como o Diesel R, nosso diesel com conteúdo renovável, e o bioquerosene de aviação (bioQAV). Mas nossos esforços para expandir a atuação em negócios de baixo carbono não param por aí!

Conheça a nova geração de combustíveis que estamos desenvolvendo.

Diesel R, o nosso diesel com parcela renovável

O Diesel R faz parte da geração de novos combustíveis com uma parcela renovável que estamos produzindo. Ele é obtido pelo coprocessamento do diesel tradicional com conteúdo renovável, como o óleo vegetal ou a gordura animal.

Por conta de sua maior estabilidade térmica e oxidação, o Diesel R minimiza danos aos motores, como entupimento de filtros, bombas e bicos, e aumenta a vida útil dos veículos. Além disso, também reduz as emissões de gases de efeito estufa se comparado ao biodiesel éster, ainda que utilize o mesmo óleo vegetal de origem.

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) produz, com certificação ISCC, o Diesel R5 (5% de conteúdo renovável), com potencial para alcançar até 10%. Somente em 2023, foram produzidos 15 milhões de litros deste combustível do futuro, sendo que nossa capacidade instalada de coprocessamento nas refinarias alcançou 59 mil barris por dia (mbpd).

BioQAV, o bioquerosene de aviação

Estamos nos preparando também para produzir um combustível para aviões com menos emissões de gases de efeito estufa: o bioquerosene de aviação (BioQAV). Ele utiliza as mesmas matérias-primas usadas na produção do Diesel R, com conteúdo renovável.
A produção de um combustível estimula a do outro, aumentando a competitividade de ambos e contribuindo para reduzir a poluição do ar, o que é bom para a saúde de todos e para o meio ambiente.

Nosso plano estratégico 2024-2028+ prevê a instalação de duas plantas dedicadas de bioQAV: uma na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), com capacidade de 15 mbpd, e outra no Polo GasLub Itaboraí, com capacidade de 19 mbpd.

Bunker Petrobras

Desde 2019, produzimos bunker (para motores de navio) com teor de enxofre menor que 0,5%. Somos pioneiros na produção desse combustível e a primeira empresa a atender aos critérios determinados pela Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol).

A partir do Programa BioRefino, também estamos fazendo testes para desenvolver um biobunker, com conteúdo renovável.

Combustíveis com matéria-prima 100% renovável

Também inauguramos uma nova fronteira mundial para o biorrefino com processamento de carga com matéria-prima 100% renovável. Em 2023, a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) alcançou, em parceria e com nossa tecnologia, um marco mundial histórico: processar, pela primeira vez, 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial.

A tecnologia foi desenvolvida no nosso Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) e usa uma matéria-prima 100% renovável, com inovações de processo e catalisador, gerando produtos petroquímicos integralmente renováveis. O processamento de matéria-prima 100% renovável em unidade de craqueamento catalítico fluido (FCC) é o primeiro do mundo.

A tecnologia ainda está em fase de testes. Com a conclusão de sua comprovação, a Refinaria Riograndense estará capacitada a explorar as alternativas de negócio para a produção de produtos renováveis. Além disso, também teremos como alternativa novos produtos de biorrefino, complementares ao bioquerosene de aviação e ao diesel com conteúdo renovável.

Fontes renováveis de energia

Além do foco em pesquisa e produção de biocombustíveis, também estamos investindo no desenvolvimento de fontes de energia renovável no país. 

Quer entender melhor quais são os produtos que estamos desenvolvendo para garantir a energia que o Brasil precisa? Escute nosso podcast Nossa Energia, que traz conversas essenciais do presente para transformar o futuro.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 79229
Transição Energética
Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Websérie
5 min
Link da Notícia 79233 Desenho que representa energia eólica offshore.
Transição Energética
Liderança na transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia 79237
Transição Energética
Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
Artigo
2 min
Link da Notícia 79241 Plataforma FPSO da Petrobras
Transição Energética
Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume
Artigo
3 min
Link da Notícia 79244 mão com luva branca segurando vidro com amostra de diesel R5
Transição Energética
Conheça 5 iniciativas para liderar a transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia 79245 Plantas em tubo de laboratório sendo conservadas para desenvolvimento de biocombustíveis
Transição Energética
Biocombustíveis: o futuro da energia é renovável
Artigo
3 min
Link da Notícia 79249 Torres de energia eólica, e ao fundo uma paisagem do por do sol.
Transição Energética
De IA a robótica: como usamos novas tecnologias para gerar a energia do futuro
Artigo
8 min
Link da Notícia 79252 Três colaboradores da Petrobras discutindo sobre Transição Energética
Transição Energética
Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Podcast
6 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: