Conheça a primeira gasolina carbono neutro do país
Nova Gasolina Petrobras Podium terá todas as suas emissões compensadas através de créditos de carbono.
Gasolina Petrobras Podium: tradicional e inovadora
Petrobras
Diante dos impactos causados pelos chamados gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), a busca pela redução da presença dessas substâncias na atmosfera se tornou uma grande preocupação, não apenas da sociedade como também dos governos e das empresas que levam a sério suas questões de sustentabilidade e responsabilidade social.
Dentro desse cenário, a redução de emissões, seja pelo ganho de eficiência, consumo consciente, reciclagem, uso de energia alternativas, entre diversos outros fatores, são caminhos a serem perseguidos.
E a compensação de emissões pode ser usada como ferramenta complementar nessa jornada de descarbonização, aproveitando o potencial de remoção envolvido na recuperação e preservação de florestas, solos, oceanos e algas marinhas, e através de soluções tecnológicas como captura, uso e armazenamento de CO2 (CCUS). No entanto, é importante ressaltar que, embora esperemos que as compensações sejam fundamentais, elas devem ser consideradas como contribuições adicionais aos esforços de redução de emissões e não como substituição dos outros esforços.
E é aí que entra o mercado de carbono. E a nossa nova Gasolina Petrobras Podium.
Ok, mas como esse mercado funciona?
O mercado de carbono consiste em um mecanismo de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) por meio da negociação de créditos de carbono. Esses créditos representam a redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2e) e podem ser adquiridos por empresas e países que desejam compensar suas próprias emissões ou de seus produtos.
Dessa forma, o mercado de carbono funciona como uma espécie de moeda, em que é possível comprar créditos para compensar as emissões, contribuindo para a redução global dos GEEs e para o cumprimento das metas estabelecidas para combater as mudanças climáticas.
E o que a Petrobras tem a ver com isso?
Faz parte da nossa estratégia atuar de forma íntegra, sustentável e com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade.
Por isso já reduzimos nossas emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 40% desde 2015, e anunciamos recentemente nossa intenção de aumentar os investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono.
A aquisição de créditos de carbono complementa esses esforços e nos permite oferecer produtos mais sustentáveis e apoiar ainda mais a descarbonização no Brasil. Assim, adquirimos 175 mil créditos de carbono gerados por ações de preservação da Floresta Amazônica, onde cada crédito representa uma tonelada de CO2 equivalente, totalizando 175 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) neutralizadas. Isso corresponde à preservação de uma área de 570 hectares, do tamanho de cerca de 800 campos de futebol como o Maracanã.
Assim nos tornamos, neste mês, a primeira empresa do mercado brasileiro a oferecer um combustível com emissões de GEE totalmente compensadas, a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro. Um combustível que terá todas as suas emissões de gases de efeito estufa previamente compensadas antes da venda do produto ao consumidor, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.
Uma gasolina desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras, e que, além de ser a única carbono neutro do mercado, traz também redução em seu teor de enxofre, para 20mg/kg e a melhor octanagem de fábrica (RON102, no mínimo), fruto dos nossos avançados processos de refino e da nossa tradição em inovar.
Quer saber mais sobre nossas ações de sustentabilidade? Clique aqui e entenda melhor o que estamos fazendo para preservar o meio ambiente e liderar uma transição energética justa para o nosso país.
Quer saber mais sobre nossa linha Podium? Acesse
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: