Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Conheça a primeira gasolina carbono neutro do país

Nova Gasolina Petrobras Podium terá todas as suas emissões compensadas através de créditos de carbono.

Atualizado em 09/02/2024

Postado em 21/11/2023

Texto copiado!

Diante dos impactos causados pelos chamados gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), a busca pela redução da presença dessas substâncias na atmosfera se tornou uma grande preocupação, não apenas da sociedade como também dos governos e das empresas que levam a sério suas questões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Dentro desse cenário, a redução de emissões, seja pelo ganho de eficiência, consumo consciente, reciclagem, uso de energia alternativas, entre diversos outros fatores, são caminhos a serem perseguidos.

E a compensação de emissões pode ser usada como ferramenta complementar nessa jornada de descarbonização, aproveitando o potencial de remoção envolvido na recuperação e preservação de florestas, solos, oceanos e algas marinhas, e através de soluções tecnológicas como captura, uso e armazenamento de CO2 (CCUS). No entanto, é importante ressaltar que, embora esperemos que as compensações sejam fundamentais, elas devem ser consideradas como contribuições adicionais aos esforços de redução de emissões e não como substituição dos outros esforços.

E é aí que entra o mercado de carbono. E a nossa nova Gasolina Petrobras Podium.

Ok, mas como esse mercado funciona?

O mercado de carbono consiste em um mecanismo de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) por meio da negociação de créditos de carbono. Esses créditos representam a redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO2e) e podem ser adquiridos por empresas e países que desejam compensar suas próprias emissões ou de seus produtos.

Dessa forma, o mercado de carbono funciona como uma espécie de moeda, em que é possível comprar créditos para compensar as emissões, contribuindo para a redução global dos GEEs e para o cumprimento das metas estabelecidas para combater as mudanças climáticas.

E o que a Petrobras tem a ver com isso?

Faz parte da nossa estratégia atuar de forma íntegra, sustentável e com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade.

Por isso já reduzimos nossas emissões de gases de efeito estufa em aproximadamente 40% desde 2015, e anunciamos recentemente nossa intenção de aumentar os investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono.

A aquisição de créditos de carbono complementa esses esforços e nos permite oferecer produtos mais sustentáveis e apoiar ainda mais a descarbonização no Brasil. Assim, adquirimos 175 mil créditos de carbono gerados por ações de preservação da Floresta Amazônica, onde cada crédito representa uma tonelada de CO2 equivalente, totalizando 175 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) neutralizadas. Isso corresponde à preservação de uma área de 570 hectares, do tamanho de cerca de 800 campos de futebol como o Maracanã.

Assim nos tornamos, neste mês, a primeira empresa do mercado brasileiro a oferecer um combustível com emissões de GEE totalmente compensadas, a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro. Um combustível que terá todas as suas emissões de gases de efeito estufa previamente compensadas antes da venda do produto ao consumidor, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais.

Uma gasolina desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras, e que, além de ser a única carbono neutro do mercado, traz também redução em seu teor de enxofre, para 20mg/kg e a melhor octanagem de fábrica (RON102, no mínimo), fruto dos nossos avançados processos de refino e da nossa tradição em inovar.

Quer saber mais sobre nossas ações de sustentabilidade? Clique aqui e entenda melhor o que estamos fazendo para preservar o meio ambiente e liderar uma transição energética justa para o nosso país.

Quer saber mais sobre nossa linha Podium? Acesse
 

 

Notas

Leia também

Link da Notícia 19654
Três colaboradores da Petrobras discutindo sobre Transição Energética
Transição Energética
Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Podcast
6 min
Link da Notícia 19669
Várias turbinas de energia eólica alinhadas
Transição Energética
Energia eólica offshore no Brasil: conheça nossos projetos
Artigo
3 min
Link da Notícia 19679
Plataforma FPSO da Petrobras
Transição Energética
Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume
Artigo
3 min
Link da Notícia 19693
Plantas em tubo de laboratório sendo conservadas para desenvolvimento de biocombustíveis
Transição Energética
Biocombustíveis: o futuro da energia é renovável
Artigo
3 min
Link da Notícia 19728
Diesel R da Petrobras
Transição Energética
É possível plantar combustível? Conheça o novo Diesel R!
Artigo
2 min
Link da Notícia 19740
Pessoa segurando globo terrestre na mão com natureza ao fundo. Representa a transição energética.
Transição Energética
Liderança na transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia 19885
YouTube Thumbnail
Transição Energética
Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
Artigo
2 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: