Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Consumo consciente na prática: o que é e como aplicar

Tudo o que consumimos tem um impacto no planeta. Descubra aqui algumas dicas e pequenas atitudes que você pode tomar para ter um consumo consciente.

Atualizado em 18/06/2024

Postado em 10/06/2024

Texto copiado!

Todo mundo deseja viver em um mundo mais sustentável e justo para todos. A pergunta é: o que podemos fazer para alcançar esse cenário? Podemos até pensar que isso só será possível com grandes mudanças ou iniciativas globais, mas todos podem fazer sua parte. Afinal, até mesmo as pequenas mudanças no nosso dia a dia podem gerar impactos positivos ao planeta.

É nisso que se baseia o consumo consciente. Conheça mais e veja o que você pode fazer!

O que é consumo consciente?

Consumo consciente é a prática de repensar os hábitos para consumir produtos e serviços de maneira mais responsável e sustentável. Isso engloba o quanto consumimos, a origem e os impactos sociais da cadeia de produção, e a maneira como os produtos são descartados.

É também chamado de consumo verde e de consumo responsável, e considera que mesmo as pequenas escolhas de consumo do nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente e para o bem-estar social.

Qual é o objetivo do consumo consciente?

O principal objetivo do consumo consciente é fazer com que cada pessoa e empresa possa minimizar seus impactos negativos ao meio ambiente e trazer mudanças positivas à sociedade. Ele também está diretamente relacionado ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem o foco em garantir padrões de consumo e de produção que promovam um estilo de vida mais sustentável.

Na prática, o consumo consciente tem entre seus objetivos:

  • Reduzir o desperdício.
  • Incentivar cadeias produtivas mais sustentáveis e éticas.
  • Educar as pessoas dos impactos do seu consumo ao planeta.
  • Encorajar a gestão eficiente dos recursos naturais.

Por que o consumo consciente importa?

Ter um consumo consciente é fundamental para criar um mundo mais sustentável para todos. O motivo é simples: quando temos consciência do que estamos adquirindo, podemos priorizar produtos, empresas e hábitos que sejam benéficos ao planeta.

Mas praticar um consumo 100% consciente, por outro lado, não é nada simples. Afinal, existem muitas etapas desde o desenvolvimento de um produto ou serviço até que ele chegue até você — e todas elas têm um impacto ambiental e social, mesmo que a gente não veja. Por exemplo: você sabe de onde vem a energia elétrica que você está usando agora? Como e por quem ela foi produzida? Como é feita a distribuição dela?

Outro exemplo: digamos que comprou um alimento produzido localmente, mas, para ele chegar até você, foram utilizadas embalagens descartáveis de plástico. Além disso, o transporte do produto também liberou gases de efeito estufa na atmosfera. Quando nos tornamos conscientes do que adquirimos, cada etapa do processo importa.

E quanto mais produtos forem feitos de maneira ética e sustentável, mais fácil se torna ser um consumidor consciente. E a transição energética pode ajudar nisso.

Transição energética e consumo consciente

Com a transição energética para fontes mais sustentáveis, os hábitos de consumo de empresas e pessoas vão inevitavelmente tornando-se mais conscientes. Isso porque, além de existirem mais opções disponíveis de produtos que geram impacto positivo, o aumento da oferta também possibilita que eles sejam mais acessíveis financeiramente.

Você já tentou comprar um produto de origem mais sustentável e descobriu que ele era muito mais caro do que as opções tradicionais? Isso acontece, principalmente, porque a demanda por esses produtos costuma ser menor e também porque a adaptação para processos mais sustentáveis exige altos investimentos. Para compensar isso, os preços cobrados costumam ser maiores. E o que a transição energética tem a ver com isso?

A transição energética justa tem o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, incentivar as economias locais e também gerar impactos positivos à vida das pessoas. Assim, iremos caminhar para uma sociedade de baixo carbono, na qual os insumos industriais e os produtos do seu cotidiano poderão ser desenvolvidos e consumidos de maneira mais sustentável. Quanto mais opções conscientes estiverem disponíveis, mais acessíveis elas se tornam e mais fácil se tornar rastrear se a origem delas é ética e responsável ambientalmente.

Veja alguns impactos positivos que a transição energética pode trazer para o seu dia a dia:

  • As fontes de energia renovável geram energia mais limpa e também podem incentivar as economias locais.
  • Os biocombustíveis se tornam cada vez mais acessíveis.
  • Outros produtos que usam derivados do petróleo, como plásticos e pneus, irão causar menos danos ao meio ambiente.

Como ter um consumo consciente?

Para ter um consumo consciente, é importante se questionar sobre o que, por que e de quem você está comprando. E você pode começar com cinco simples perguntas:


Quer ter um consumo mais consciente? Comece por aqui.

A partir dessas perguntas, você pode ter maior consciência do que está adquirindo e fazer mudanças nos seus hábitos de consumo. Conheça algumas delas.

1. Evite o consumo excessivo

Você já comprou alguma peça de roupa que praticamente não usou? Adquirir algo desnecessário é ruim não apenas para as suas finanças, mas também para o meio ambiente. Evitar o consumo excessivo ajuda diminuir a quantidade de recursos naturais utilizados e também a emissão de gases poluentes na atmosfera em toda a cadeia produtiva.

Quando nos questionamos por que estamos adquirindo um produto, podemos evitar compras impulsivas.

2. Reduza o desperdício

Pensar no fim da vida útil do produto ajuda a considerar se ele pode ser reciclado, reutilizado ou doado para outra pessoa. Se possível, opte por produtos mais duráveis e que, consequentemente, irão reduzir o desperdício. Isso também é válido para os recursos naturais que consumimos, como a água potável — deixar a torneira aberta escovamos os dentes pode parecer nada demais, mas imagine: quantos litros são desperdiçados quando milhões de pessoas fazem o mesmo?

E as empresas também devem se preocupar com isso. Por aqui, na Petrobras, reutilizamos água em alguns de nossos processos para reduzir nosso consumo. Somente em 2023, a quantidade de água reutilizada por nós foi equivalente ao consumo de uma cidade de 650 mil habitantes! Assim, deixamos de consumir 36 milhões de m³ de água, e nosso plano é ir além: queremos reduzir a captação de água doce nas nossas operações em 40% até 2030.

3. Busque empresas conscientes

Você pode fazer isso informando-se a respeito das práticas sustentáveis de quem você consome. Uma maneira de fazer isso é buscando produtos e marcas que tenham certificações renomadas, comprovando que seus processos produtivos e operacionais seguem padrões ambientais rigorosos. Outra maneira é conferir se a empresa faz parcerias ou iniciativas para cuidar da natureza e melhorar o bem-estar das pessoas.

Além disso, tente se informar sobre as atitudes das empresas em relação a seus trabalhadores. Assim, é possível começarmos a entender se o produto também é desenvolvido com responsabilidade social e de maneira ética, respeitando as pessoas que participam da sua cadeia produtiva.

Você também pode se interessar por: Conheça os compromissos ambientais da Petrobras para reduzir a pegada de carbono

Se interessou pelo assunto e quer saber como ter um consumo mais consciente?

Que tal começar conhecendo a primeira gasolina carbono neutro do país? A nossa nova Gasolina Petrobras Podium é a 1ª do Brasil a compensar todo o CO2 da sua cadeia produtiva, do poço de petróleo ao poço, por meio de créditos de carbono. Esses créditos são usados em projetos de plantio e conservação de florestas, ajudando a gerar benefícios ambientais e sociais ao país. Assim, você pode ter um consumo mais consciente com um combustível eficiente.

Conheça mais algumas de nossas iniciativas para a transição energética.

Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia Você sabe o que é descarbonização da economia? Descubra tudo agora!
Fotogria de autoestradas repletas de automóveis, em frente a uma grande cidade.
Transição Energética
Você sabe o que é descarbonização da economia? Descubra tudo agora!
Artigo
9 min
Link da Notícia Tudo sobre Transição Energética: o que é, qual a importância
Aerogerados no nascer ou por do sol, com céu azul. A imagem tem a frase Transição Energética: Tudo que você precisa saber sobrescrita.
Transição Energética
Tudo sobre Transição Energética: o que é, qual a importância
Artigo
8 min
Link da Notícia Descarbonização e produtos de baixo carbono: dois caminhos para uma transição energética
Homem com uniforme da Petrobras olha atentamente para algo fora do campo de visão da imagem. Ele segura um celular. Ao lado dele, está escrito
Transição Energética
Descarbonização e produtos de baixo carbono: dois caminhos para uma transição energética
Artigo
7 min
Link da Notícia Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Três colaboradores da Petrobras discutindo sobre Transição Energética
Transição Energética
Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Artigo
6 min
Link da Notícia Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
YouTube Thumbnail
Transição Energética
Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
Artigo
2 min
Link da Notícia Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Transição Energética
Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Artigo
5 min
Link da Notícia Liderança na transição energética justa
Desenho que representa energia eólica offshore.
Transição Energética
Liderança na transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume
Plataforma FPSO da Petrobras
Transição Energética
Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume
Artigo
3 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: