Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Água: reutilizando hoje para poder usar sempre

Você sabia que o reúso nos permitirá reduzir em cerca de 30% a nossa captação de água doce? Veja como funciona o reúso de água e como a Petrobras coloca isso em prática.

Atualizado em 21/03/2024

Postado em 19/01/2024

Texto copiado!

Você sabia que menos de 1% da água no planeta é doce e facilmente acessível? Sim, porque 97% de toda água na Terra é salgada e mesmo entre os 3% de água doce, grande parte dela é de difícil acesso, deixando apenas 0,014% ali naquele grupo ideal da água que não é salina e não está em locais quase impossíveis de atingir. 

Somando a isso a distribuição nada uniforme do líquido, agravada pelas desigualdades sociais e o aquecimento global, e você tem grandes desafios relacionados à disponibilidade hídrica, com o risco de que em alguns anos a demanda por água doce acabe superando a oferta. 

Mas antes que você coloque sua melhor fantasia inspirada em Mad Max e saia com seu carro para brigar por água potável pelas ruas da cidade, é importante lembrar que diversas medidas podem e devem ser tomadas, tanto pela sociedade civil quanto pelas grandes empresas, para tentar racionalizar ao máximo o uso da água. 

E uma delas é o chamado "reúso de água”. 

Você pode utilizar duas vezes a mesma água? 

Como o próprio nome indica, o conceito do reúso vem da ideia de que você pode economizar água através da sua reutilização, convertendo as águas residuais de algum processo em recurso hídrico para outra atividade, seja através de remanejo ou tratamento da água e desde que a água atenda às características de qualidade que sejam necessárias para o seu emprego em um segundo uso.

Isso pode ser feito de várias maneiras e para várias funções, indo desde uso de águas residuais tratadas para limpeza de ruas e descarga de vasos sanitários até mesmo irrigação de colheitas (embora com requisitos mais rígidos). 

Mas e a Petrobras, o que ela vem fazendo? 

Com o compromisso, reafirmado no nosso Plano Estratégico 2024-2028+, de reduzir a captação de água doce nas nossas operações em 40% até 2030, temos investido muito em soluções para diminuir e aprimorar nosso uso de água. 

E uma das principais entre elas é sim, o reúso, hoje se aprentando com o potencial de reduzir cerca de 30% da nossa captação de água doce, comparando-se com a nossa captação de 2023. Em 2023 inclusive já reusamos 36 milhões de metros cúbicos, o equivalente ao consumo de uma cidade de 650 mil habitantes. 

Um processo que se intensificou a partir de 2011, com o tratamento de água em refinarias, através da remoção de sólidos e dissolução de sais, para que a água pudesse ser reaproveitada em torres de resfriamento, responsáveis por cerca de 50% do uso total de água do processo. 

Outros projetos também envolveram a reutilização da água para combate a emergências, gerando ganhos sociais e ambientais, além de economia da ordem de mais de R$ 1,5 milhão por mês para a companhia, em função da diminuição da demanda por água e produtos químicos. 

Mas queremos fazer mais ainda 

Além de refinarias como a Regap, Recap e Reduc, por exemplo, que já realizam o reúso de água em grande escala, nosso Centro de Pesquisa, o Cenpes, planeja reduzir em 80% a captação de água doce até 2024, representando uma economia anual em torno de 12 milhões de reais. São iniciativas que servem de referência para as ações da empresa nesse sentido. 

Quer conhecer nossas outras ações de sustentabilidade? 

Desde nosso trabalho para preservação das florestas até combustíveis mais ecológicos e ações de monitoramento de baleias e golfinhos, você pode saber mais sobre as nossas ações de sustentabilidade clicando aqui.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 26826 Pessoa com as mãos entrelaçadas em sala de tribunal enquanto discute novo acordo
Nossas Atividades
O que é Cessão Onerosa? Tire todas as suas dúvidas!
Artigo
5 min
Link da Notícia 26836 Fotografia de bomba de gasolina abastecendo carro.
Nossas Atividades
Especificação da gasolina: tire todas as suas dúvidas
Artigo
3 min
Link da Notícia 26847 Plataforma de exploração e produção de gás natural em mar aberto
Nossas Atividades
A descoberta de um campo de petróleo e gás em 5 etapas
Artigo
3 min
Link da Notícia 26857 Foto da plataforma de perfuração SS-69, da Petrobras.
Nossas Atividades
Poços de petróleo: o que são, quais tipos e como nomeá-los
Infográfico
5 min
Link da Notícia 26867 Navio-plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis, da Petrobras, no campo de Tupi.
Nossas Atividades
Tupi: conheça 8 curiosidades sobre o campo mais produtivo do pré-sal
Artigo
7 min
Link da Notícia 26877 Foto aérea de um rio cortando a floresta amazônica, representando os compromissos ambientais da Petrobras no Brasil.
Nossas Atividades
Conheça os compromissos ambientais da Petrobras para reduzir a pegada de carbono
Artigo
5 min
Link da Notícia 26887 Uma menina criança e outra menina adolescente, ambas negras, fazendo experimentos científicos.
Nossas Atividades
Futura cientista: 6 dicas para estimular mulheres na ciência
Artigo
4 min
Link da Notícia 26898
Nossas Atividades
Confira as cinco etapas de como é feita a gasolina
Infográfico
6 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: