Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Liderança na transição energética justa

Saiba como estamos nos transformando para impulsionar esse movimento no Brasil

Atualizado em 12/04/2024

Postado em 19/01/2024

Texto copiado!

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, somos a energia que movimenta o Brasil. Na Petrobras, reconhecemos que mitigar a mudança climática é urgente e necessário. Por isso, trabalhamos todos os dias para entregar mais energia, cada vez mais limpa, investindo no desenvolvimento de fontes renováveis ou mesmo produzindo petróleos com maior eficiência e menor emissão de gases de efeito estufa.

 

Mas afinal, o que significa essa transição energética?

O conceito parece simples: a mudança gradual de matrizes energéticas poluentes – como combustíveis fósseis à base de carvão ou petróleo. Envolve a adição e substituição das fontes de energia incluindo  as de origem renovável, como hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassas. A solução, no entanto, é bastante complexa.

A transição energética engloba uma mudança de paradigma. Na prática, é necessária uma transformação cultural e de hábitos, além da adoção de novas tecnologias a longo prazo para uma reestruturação dos sistemas energéticos existentes hoje.

Existem múltiplas escolhas de rotas de descarbonização que reduzem emissões de forma equivalente, porém, apresentam implicações econômicas e sociais distintas. Elas incluem, por exemplo, o combate ao desmatamento e às queimadas, responsáveis por grande parte das emissões em nosso país.

 

E por que essa mudança é tão urgente e necessária?

De forma geral, a humanidade está emitindo GEE (Gases de Efeito Estufa) num ritmo muito acelerado, causando grande desequilíbrio e assim promovendo um aquecimento global acentuado. Esse fenômeno, que teve início na Revolução Industrial, pode provocar diversas consequências ambientais pelo planeta, como secas e enchentes mais extremas, maior número de furacões, aumento do nível do mar, entre outros.

No Brasil, a maior parte da energia elétrica que consumimos é gerada a partir de fontes limpas como usinas hidrelétricas, que é uma fonte de energia renovável e com baixas emissões de GEE. Isso faz com que nossa matriz energética emita pouco GEE comparada com a de outros países. Atualmente, o Brasil tem a segunda matriz energética menos intensa em carbono de todo o G20. Além disso, é fundamental que o setor de energia continue sua contribuição para combater as mudanças climáticas, aumentando o uso de fontes renováveis e aprimorando a eficiência das fontes fósseis. Isso requer investimentos e medidas que reduzam e compensem suas emissões, sempre considerando os aspectos sociais e econômicos envolvidos.

 

Petrobras do presente e do futuro

Mitigar a mudança do clima é um dos maiores desafios da humanidade. Por meio do uso mais eficiente de recursos naturais e da transição energética, é possível contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. E isso inclui a nossa empresa. Entendemos que promover, de forma concomitante, o desenvolvimento econômico, social e ambiental não é uma tarefa simples, mas acreditamos que é possível.

O que buscamos é contribuir para a construção de uma trajetória para uma economia de baixo carbono onde vemos mudanças nos padrões de uso da energia, embarcando nossos empregados, as comunidades e toda a nossa cadeia de suprimentos nessa jornada.

Acreditamos que o atendimento aos compromissos climáticos brasileiros deve considerar o processo de transição energética justa e inclusiva. O sucesso no controle das emissões de mudança de uso da terra, a identificação e desenvolvimento das opções de descarbonização ao menor custo para a sociedade, e a garantia do acesso à energia, elemento fundamental da competitividade e do bem-estar social, serão elementos de competitividade para as empresas e as nações, envolvendo riscos e oportunidades.

A revisão em jun/23 dos elementos estratégicos para o PE 2024-28 o direcionador de aumento de investimentos rentáveis em baixo carbono para a faixa entre 6 e 15% do investimento total da empresa reforçam nosso compromisso de avançar a descarbonização das nossas operações, ao mesmo tempo que buscamos capturar oportunidades de novos negócios e aprofundar estudos para diversificação do nosso portfólio. Não é de hoje que temos atuado em diversas iniciativas que descarbonizam nossas operações, inovam e tornam mais sustentáveis nossos processos e produtos. Entre 2015 e 2022, a Petrobras reduziu em 39% as emissões absolutas operacionais de gases de efeito estufa. Para 2050, temos a ambição de atingir a neutralidade de emissões operacionais.

Além disso, atuamos na promoção de soluções que mitigam as mudanças climáticas com base na natureza, em especial, na preservação e a ampliação de florestas. Fortalecemos 65 áreas protegidas, em cumprimento a condicionantes de licenças, no valor de R$ 66,5 milhões. Investimos também cerca de R$ 95 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas visando promover a melhoria da gestão da biodiversidade e dos recursos hídricos e efluentes, entre outros.

Estamos em uma fase de mudanças e novas perspectivas. Nossos compromissos para a mitigação da mudança climática e nossa atuação na transição energética podem ser conhecidos detalhadamente em nosso Caderno de Clima. Acesse aqui.

E, para saber mais sobre essa temática, assista ao episódio do podcast Nossa Energia: A batalha contra a mudança climática. Tire suas dúvidas com Suzana Kahn, doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Aline Machado, pós-doutora em Engenharia Química pela Universidade Nova de Lisboa, e Viviana Coelho, mestre em Tecnologia Ambiental pelo Imperial College London e gerente executiva de Mudança Climática.

Conheça mais sobre nossas iniciativas para Transição Energética Justa.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 57574 Desenho que representa energia eólica offshore.
Transição Energética
Liderança na transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia 57581
Transição Energética
Podcast Nossa Energia com temas sobre transição energética e descarbonização
Artigo
2 min
Link da Notícia 57588 Plataforma FPSO da Petrobras
Transição Energética
Programa de captura de carbono (CCUS) da Petrobras é o maior do mundo em volume
Artigo
3 min
Link da Notícia 57592 mão com luva branca segurando vidro com amostra de diesel R5
Transição Energética
Conheça 5 iniciativas para liderar a transição energética justa
Artigo
7 min
Link da Notícia 57600 Plantas em tubo de laboratório sendo conservadas para desenvolvimento de biocombustíveis
Transição Energética
Biocombustíveis: o futuro da energia é renovável
Artigo
3 min
Link da Notícia 57602 Torres de energia eólica, e ao fundo uma paisagem do por do sol.
Transição Energética
De IA a robótica: como usamos novas tecnologias para gerar a energia do futuro
Artigo
8 min
Link da Notícia 57605 Os jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas abraçados
Transição Energética
Um Brasil de Energia - caminhos para uma transição energética justa.
Websérie
5 min
Link da Notícia 57607 Três colaboradores da Petrobras discutindo sobre Transição Energética
Transição Energética
Transição energética justa: entenda os caminhos que movem a Petrobras!
Podcast
6 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: