Sociedade

Brigadistas de Incêndio - Vamos conhecer mais sobre o trabalho desses experts em segurança

Eles são responsáveis pela segurança de colaboradores das refinarias da região de São Paulo, além da proteção de toda a região. Vem conhecer o dia a dia desse time.

Quando a gente fala em Brigada de Incêndio, com certeza você já imagina alguma ocorrência com fogo, não é mesmo? Mas esses profissionais estão presentes para, acima de tudo, prevenir e passar toda a segurança possível, mesmo que não haja nenhuma emergência. 

E é por isso que nos motivamos para escrever essa matéria. Não só para comemorar o dia deles, dia 2 de julho, mas para contar para você tudo o que esses profissionais representam no nosso dia a dia.

 

Você sabe o que esses profissionais fazem?

Brigadistas fazem o atendimento de ocorrência com fogo em todas as refinarias da região de São Paulo, resgatam pessoas presas ou machucadas em equipamentos nesses locais e ainda realizam primeiros socorros de vítimas de acidente. 

Eles também são responsáveis por atender a grandes emergências em diversos locais, até no Porto de Santos Ou seja, o trabalho de um Brigadista vai além das áreas da Petrobrás e se estende por toda a região. 

 

Mas o papel desse profissional não para por aí. 

A atuação dos brigadistas favorece não só na emergência, mas no pós-emergência e em como melhorar o sistema para evitar novos acidentes. Para Edenilson Granucci Pereira da Silva, supervisor de SMS,  “O foco na prevenção é fundamental, mas  precisamos estar sempre preparados para atuar em caso de necessidade no controle de emergências internas e externas à refinaria".  E eles estão! 

Nosso time está sempre em treinamentos e estudos para cuidar de tudo e de todos. Segundo Abel Felipe Oliveira de Melo, técnico de manutenção pleno na Bacia de Santos, já estão previstos no seu plano de treinamento, o Curso de Embarcações de Sobrevivência e Salvamento - CESS, para aprender a lançar e manusear baleeiras e o Curso de Embarcação Rápida de Resgate – CERR, para lançar e operar essas embarcações e fazer as manutenções necessárias. 


Uma curiosidade

Todos os brigadistas exercem a profissão com muito amor e dedicação. É lindo ver a forma como eles se orgulham de tudo o que realizam dia após dia. Wagner Roque, supervisor de SMS há 20 anos e há 32 na Petrobras, comenta sua história inusitada com a profissão:

“Minha paixão pela área de segurança vem de família. Meu pai foi bombeiro e eu vivi com ele no seu trabalho. Antes de entrar na Petrobras também trabalhei como bombeiro na Força Aérea e nasci no dia 2 de julho, Dia do Bombeiro Brasileiro. Atuar em segurança estava quase que no meu destino!"

Um destino que traz segurança às unidades operadas pela Petrobras e ainda protege a todos os moradores que vivem no entorno de cada refinaria. Aos Brigadistas de Incêndio, o nosso muito obrigada e parabéns pelo seu dia.

#Tecnologia e Segurança
Compartilhe