Descubra tecnologias que tornam a Petrobras mais sustentável
FPSO, All Electric, HISEP e mais: veja como a Petrobras está desenvolvendo novas tecnologias sustentáveis para liderar a transição energética no Brasil.
Hisep, uma das tecnologias que tornam a Petrobras mais sustentável.
Para atuar como protagonista no fornecimento de produtos com baixo carbono, investimos no desenvolvimento de projetos e novas tecnologias sustentáveis.
Estamos investindo em novas tecnologias para tornar a produção de petróleo e derivados mais eficiente e sustentável, tanto nas nossas atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás em alto-mar como nas refinarias e ativos de gás em terra.
Vamos seguir acelerando a inovação, ampliando a eficiência de nossas operações e gerando impacto positivo na sociedade. Mas como estamos fazendo isso na prática? Descubra a seguir!
Qual é o papel das tecnologias sustentáveis da Petrobras para a transição energética?
Queremos construir um mundo mais sustentável, conciliando a produção de petróleo necessária para o país com a diversificação em negócios de baixo carbono. Para isso, precisamos direcionar nossa energia para liderar uma nova jornada: a da transição energética.
Com respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas, investimos em pesquisa para desenvolver diferentes tipos de tecnologias sustentáveis e para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa.
Quais são as novas tecnologias sustentáveis da Petrobras?
São muitas as inovações e tecnologias sustentáveis que fazem parte da nossa trajetória e que estão ampliando as fronteiras da inovação em baixo carbono para os próximos anos.
Trazemos aqui algumas das principais soluções inovadoras que fazem parte das nossas operações:
- Plataformas FPSO;
- Plataformas All Electric;
- Tecnologia HISEP.
Plataformas FPSO
No segmento de Exploração e Produção, o destaque vai para a nova geração de plataformas FPSO, sigla que vem do inglês e significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. São nessas estruturas de alta tecnologia e complexidade que estamos incorporando soluções inovadoras, aliadas à transição para uma economia global de baixo carbono.
Somos considerados a maior operadora de FPSOs no mundo, e agora estamos construindo plataformas mais modernas, mais tecnológicas, mais eficientes e com menos emissões. Na prática, os novos FPSOs incorporam tecnologias para aumentar capacidade produtiva e eficiência, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Nosso mais recente plano estratégico prevê a instalação de 14 novas plataformas FPSO entre 2024 e 2028, dez das quais já foram contratadas.
Plataformas All Electric
Além disso, estamos investindo em projetos de FPSOs totalmente eletrificados, com uma configuração que permite utilizar menos combustível para geração de energia na plataforma.
Essa nova configuração, chamada All Electric, faz com que as plataformas tenham um aumento considerável na eficiência energética e que também reduzam em até 30% sua intensidade de emissões de gases de efeito estufa.
Conheça mais sobre o conceito All Electric:
HISEP: nova tecnologia sustentável para reinjetar CO2
Patenteamos uma tecnologia inédita para separação de óleo e gás no fundo do oceano: High Pressure Separation (separação em alta pressão) - de forma abreviada, HISEP. A solução permite que o gás que sai do reservatório seja separado e reinjetado a partir de um sistema localizado no leito marítimo.
Com a tecnologia HISEP, a produção do campo é ampliada, além de permitir uma menor emissão de gases de efeito estufa para cada barril de óleo produzido e menores custos de produção. Também desenvolvemos o primeiro sistema marítimo em águas ultraprofundas para reinjeção de CO2 da indústria.
Nosso programa de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (Carbon Capture, Utilization and Storage - CCUS) é considerado o maior do mundo em operação, em volume reinjetado anualmente, e o pioneiro em águas ultraprofundas.
Quais são os programas e iniciativas da Petrobras para fomentar o investimento em sustentabilidade?
Nosso plano estratégico prevê o investimento de US$ 11,5 bilhões até 2028 para projetos de baixo carbono, mais que o dobro do plano anterior. Nesse investimento, estão contempladas iniciativas e projetos de descarbonização das operações.
Conheça alguns dos programas e iniciativas sustentáveis da Petrobras.
Programa RefTOP
Estamos implantando projetos para posicionarmos o nosso Parque de Refino entre os melhores do mundo em eficiência operacional e energética até 2030, com produtos de maior valor agregado e menores emissões.
Para isso, nosso plano estratégico prevê o investimento de US$ 1,1 bilhão até 2030 neste programa. Assim, iremos desenvolver projetos para produzir uma nova geração de combustíveis mais modernos, sustentáveis e eficientes.
Entre esses novos produtos, podemos citar o Diesel R, com conteúdo renovável, e o bioquerosene de aviação (BioQAv). Somos a primeira empresa do Brasil a fazer teste de produção por coprocessamento de querosene fóssil e óleo vegetal, com unidades de refino já existentes.
Programa BioRefino
A partir do nosso Programa BioRefino, também estamos investindo em tecnologias para aumentar a produção de biocombustíveis, com plantas dedicadas para a produção do Diesel 100% renovável (Diesel R100), do bioquerosene de aviação (BioQAV) e de outros tipos de combustíveis sustentáveis.
Somado a isso, também estamos investindo em outras soluções, como o desenvolvimento de outros derivados com conteúdo renovável, testes de biorrefino na refinaria Riograndense e mais.
Como a Petrobras desenvolve novas tecnologias sustentáveis?
Tudo o que mostramos por aqui é apenas uma pequena parcela das iniciativas e tecnologias sustentáveis da Petrobras.
A alta tecnologia e a excelência técnica estão no DNA da Petrobras e dos seus empregados. É isso que nos leva a pesquisar e encontrar soluções de negócios, contribuir positivamente para a sociedade e nos preparar para um futuro sustentável.
Estamos sempre mobilizando nossos recursos e capacidade técnica para desenvolver soluções inovadoras — e o lugar para imaginar, criar e fazer hoje o nosso futuro tem nome: Cenpes.
Criado em 1963, o Cenpes é um dos maiores complexos de pesquisa aplicada do mundo. Lá, são testadas e desenvolvidas tecnologias sustentáveis para o mercado de energia, incluindo a descarbonização das operações e fontes de energias renováveis.
Conheça mais sobre o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: