Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Descubra tecnologias que tornam a Petrobras mais sustentável

FPSO, All Electric, HISEP e mais: veja como a Petrobras está desenvolvendo novas tecnologias sustentáveis para liderar a transição energética no Brasil.

Atualizado em 27/03/2024

Postado em 26/12/2023

Texto copiado!

Para atuar como protagonista no fornecimento de produtos com baixo carbono, investimos no desenvolvimento de projetos e novas tecnologias sustentáveis.

Estamos investindo em novas tecnologias para tornar a produção de petróleo e derivados mais eficiente e sustentável, tanto nas nossas atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás em alto-mar como nas refinarias e ativos de gás em terra.

Vamos seguir acelerando a inovação, ampliando a eficiência de nossas operações e gerando impacto positivo na sociedade. Mas como estamos fazendo isso na prática? Descubra a seguir!

 

Qual é o papel das tecnologias sustentáveis da Petrobras para a transição energética?

Queremos construir um mundo mais sustentável, conciliando a produção de petróleo necessária para o país com a diversificação em negócios de baixo carbono. Para isso, precisamos direcionar nossa energia para liderar uma nova jornada: a da transição energética.

Com respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas, investimos em pesquisa para desenvolver diferentes tipos de tecnologias sustentáveis e para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa.

 

Infográfico mostrando a redução de gases estufa da Petrobras nos últimos sete anos.
A redução de emissões absolutas é fruto de nossas tecnologias sustentáveis.

 

Quais são as novas tecnologias sustentáveis da Petrobras?

São muitas as inovações e tecnologias sustentáveis que fazem parte da nossa trajetória e que estão ampliando as fronteiras da inovação em baixo carbono para os próximos anos.

Trazemos aqui algumas das principais soluções inovadoras que fazem parte das nossas operações:

  • Plataformas FPSO;
  • Plataformas All Electric;
  • Tecnologia HISEP.

 

Plataformas FPSO

No segmento de Exploração e Produção, o destaque vai para a nova geração de plataformas FPSO, sigla que vem do inglês e significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. São nessas estruturas de alta tecnologia e complexidade que estamos incorporando soluções inovadoras, aliadas à transição para uma economia global de baixo carbono.

Somos considerados a maior operadora de FPSOs no mundo, e agora estamos construindo plataformas mais modernas, mais tecnológicas, mais eficientes e com menos emissões. Na prática, os novos FPSOs incorporam tecnologias para aumentar capacidade produtiva e eficiência, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Nosso mais recente plano estratégico prevê a instalação de 14 novas plataformas FPSO entre 2024 e 2028, dez das quais já foram contratadas.

 

Plataformas All Electric

Além disso, estamos investindo em projetos de FPSOs totalmente eletrificados, com uma configuração que permite utilizar menos combustível para geração de energia na plataforma.

Essa nova configuração, chamada All Electric, faz com que as plataformas tenham um aumento considerável na eficiência energética e que também reduzam em até 30% sua intensidade de emissões de gases de efeito estufa.

Conheça mais sobre o conceito All Electric:

HISEP: nova tecnologia sustentável para reinjetar CO2

Patenteamos uma tecnologia inédita para separação de óleo e gás no fundo do oceano: High Pressure Separation (separação em alta pressão) - de forma abreviada, HISEP. A solução permite que o gás que sai do reservatório seja separado e reinjetado a partir de um sistema localizado no leito marítimo.

Com a tecnologia HISEP, a produção do campo é ampliada, além de permitir uma menor emissão de gases de efeito estufa para cada barril de óleo produzido e menores custos de produção. Também desenvolvemos o primeiro sistema marítimo em águas ultraprofundas para reinjeção de CO2 da indústria.

Nosso programa de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (Carbon Capture, Utilization and Storage - CCUS) é considerado o maior do mundo em operação, em volume reinjetado anualmente, e o pioneiro em águas ultraprofundas.

 

Quais são os programas e iniciativas da Petrobras para fomentar o investimento em sustentabilidade?

Nosso plano estratégico prevê o investimento de US$ 11,5 bilhões até 2028 para projetos de baixo carbono, mais que o dobro do plano anterior. Nesse investimento, estão contempladas iniciativas e projetos de descarbonização das operações.

Conheça alguns dos programas e iniciativas sustentáveis da Petrobras.

Programa RefTOP

Estamos implantando projetos para posicionarmos o nosso Parque de Refino entre os melhores do mundo em eficiência operacional e energética até 2030, com produtos de maior valor agregado e menores emissões.

Para isso, nosso plano estratégico prevê o investimento de US$ 1,1 bilhão até 2030 neste programa. Assim, iremos desenvolver projetos para produzir uma nova geração de combustíveis mais modernos, sustentáveis e eficientes.

Entre esses novos produtos, podemos citar o Diesel R, com conteúdo renovável, e o bioquerosene de aviação (BioQAv). Somos a primeira empresa do Brasil a fazer teste de produção por coprocessamento de querosene fóssil e óleo vegetal, com unidades de refino já existentes.

Programa BioRefino

A partir do nosso Programa BioRefino, também estamos investindo em tecnologias para aumentar a produção de biocombustíveis, com plantas dedicadas para a produção do Diesel 100% renovável (Diesel R100), do bioquerosene de aviação (BioQAV) e de outros tipos de combustíveis sustentáveis.

Somado a isso, também estamos investindo em outras soluções, como o desenvolvimento de outros derivados com conteúdo renovável, testes de biorrefino na refinaria Riograndense e mais.

Como a Petrobras desenvolve novas tecnologias sustentáveis?

Tudo o que mostramos por aqui é apenas uma pequena parcela das iniciativas e tecnologias sustentáveis da Petrobras.

A alta tecnologia e a excelência técnica estão no DNA da Petrobras e dos seus empregados. É isso que nos leva a pesquisar e encontrar soluções de negócios, contribuir positivamente para a sociedade e nos preparar para um futuro sustentável.

Estamos sempre mobilizando nossos recursos e capacidade técnica para desenvolver soluções inovadoras — e o lugar para imaginar, criar e fazer hoje o nosso futuro tem nome: Cenpes.

Criado em 1963, o Cenpes é um dos maiores complexos de pesquisa aplicada do mundo. Lá, são testadas e desenvolvidas tecnologias sustentáveis para o mercado de energia, incluindo a descarbonização das operações e fontes de energias renováveis.

Conheça mais sobre o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 24694 Três colaboradores da Petrobras movendo equipamento submarino em oficina de manutenção.
Inovação
Conheça seis equipamentos submarinos da Petrobras
Artigo
5 min
Link da Notícia 24699 Tecnologia sendo aplicada para avaliar o relevo do Campo de Búzios.
Inovação
Uma receita premiada: o que as tecnologias pioneiras do campo de Búzios têm em comum com a gastronomia?
Artigo
7 min
Link da Notícia 24705
Inovação
Tipos de navio: conheça os principais modelos da Transpetro
Artigo
4 min
Link da Notícia 24709 Imagem de perfil de rosto de pessoa com linhas em 3D.
Inovação
As mil e uma utilidades do scanner 3D – e como essa tecnologia está cada vez mais acessível
Artigo
6 min
Link da Notícia 24715 Foto de colaborador da Petrobras utilizando tecnologia Sísmica 4D.
Inovação
Sísmica 4D: tecnologia para enxergar abaixo do fundo do mar
Artigo
5 min
Link da Notícia 24721 Fotografia de carro andando em asfalto. A imagem representa uma estrada.
Inovação
Asfalto sustentável: estamos pavimentando caminhos para a transição energética
Artigo
2 min
Link da Notícia 24725 Foto de parte elétrica de supercomputador.
Inovação
O que são os supercomputadores e quais são os impactos tecnológicos?
Artigo
4 min
Link da Notícia 24730 Robô de inspeção submarino
Inovação
Conheça nosso robô para inspeções em dutos submarinos
Artigo
5 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: