Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

O que são os supercomputadores e quais são os impactos tecnológicos?

Máquinas do tamanho de duas baleias jubarte e que fazem cálculos avançados em poucos segundos: conheça mais sobre os supercomputadores!

Atualizado em 28/03/2024

Postado em 11/01/2024

Texto copiado!

Há algumas décadas, os computadores ainda pareciam um conceito de ficção científica, usados para comandar missões espaciais e proteger dados secretos. Atualmente, usamos essas máquinas para aprimorar nosso futuro.

Hoje em dia, nossa rotina é repleta de diferentes tipos de computadores. Você provavelmente trabalha em um computador, pede comida com um tipo de computador, assiste a filmes em um computador…  Mas se praticamente tudo é um computador — os celulares, os relógios inteligentes, as televisões —, o que seria um supercomputador?

Se os computadores que temos em casa são cada vez mais potentes e realizam cada vez mais operações ao mesmo tempo, o que esses computadores teriam de tão especial assim pra serem chamados de super? Descubra a seguir!

O que é um supercomputador?

Um supercomputador tem uma imensa capacidade de processamento e de memória. Se um computador normal tem, por exemplo, 20 gigaflops (sendo “flops” a unidade de potência computacional de uma máquina), um supercomputador pode ter vários petaflops de potência. Uma imensa diferença se você levar em conta que um giga representa um bilhão de flops e um peta representa um quatrilhão de flops.

Complicado pensar em termos de flops? Um exemplo mais prático, então: o nosso supercomputador “Pégaso”, que foi eleito em 2023 como o maior e mais ecoeficiente supercomputador da América Latina, foi desenvolvido com a capacidade de processamento de seis milhões de telefones celulares ou de cento e cinquenta mil laptops modernos. 

Para entender um pouco mais sobre a grandiosidade dessas máquinas, veja algumas curiosidades sobre o nosso Pégaso:

  1. Quando estiver em plena produção, o Pégaso terá um consumo máximo de 1,5 MW, o que equivale ao consumo anual de uma cidade de 6.800 habitantes.
  2. Se fosse instalado em uma única fileira, o equipamento teria mais de 35 metros de comprimento, o equivalente a duas baleias jubarte.
  3. Seu peso é de 30 toneladas.
  4. O investimento no supercomputador foi de aproximadamente R$ 300 milhões.

Como funciona um supercomputador?

Além de processar uma infinidade de informações em uma velocidade incrível, os supercomputadores fazem cálculos avançados em questão de segundos e processam algoritmos que envolvem equações matemáticas complexas, com um volume imenso de dados.

Sendo assim, parece impossível criar um supercomputador próprio em casa, não é? Na verdade, isso é quase possível, mas em menor escala. Em parceria com a Petrobras, o canal Manual do Mundo ensinou a criar um “minissupercomputador”:

Quais são os principais usos dos supercomputadores?

O uso de supercomputadores é quase sempre direcionado para pesquisas específicas, usando seu alto desempenho e sua capacidade de processar informações em uma velocidade incrível para realizar cálculos complexos, os quais envolvem um volume imenso de dados.

Por aqui, na Petrobras, temos vários supercomputadores que estão entre os maiores do mundo, como o Pégaso, o Dragão, o Atlas e o Fênix. Essas máquinas são usadas para aprimorar a nossa produção de óleo e gás, processando dados geofísicos usados durante a exploração e aumentando a nossa precisão em atividades como a perfuração de poços de petróleo, por exemplo.

Nossa máquina Santos Dummont — que também já liderou a lista de maiores supercomputadores da América Latina — foi desenvolvida para auxiliar em pesquisas em inteligência artificial, a partir de ferramentas de transformação digital baseadas em identificação de padrões por meio de algoritmos.

Também são essas tecnologias que permitem que a gente analise e processe os dados da Sísmica 4D, por exemplo.

Quadro ilustrativo mostrando a evolução de imagens sísmicas, de 2000 a 2019.
Evolução da tecnologia sísmica, executada por nossos supercomputadores.

Além disso, também usamos nossa capacidade computacional para contribuir para outras pesquisas, como o Projeto Folding@home, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Com nossa ajuda, esse projeto realizou importantes descobertas sobre o comportamento do coronavírus no corpo humano, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.

Os supercomputadores da Petrobras também são ecoeficientes?

Sim! Exemplo disso é o nosso supercomputador Pégaso, que, em 2022, não era “apenas” o maior da América Latina em capacidade de processamento, mas também o mais ecoeficiente.

O Pégaso fica localizado em um Centro de Processamento de Dados (CPD) que só usa energia limpa e tem um ambiente de refrigeração customizado, o que aumenta sua eficiência energética.

Isso mostra que se hoje operamos os maiores supercomputadores da América Latina, é porque olhamos para o futuro e sabemos como transformar desafios em resultados. E é com a ajuda de supermáquinas de alto desempenho e de outras diversas inovações que estamos conseguindo transformar nossa energia para aumentar a eficiência de nossas operações e, também, criar novas oportunidades e negócios.

Conheça outras de nossas inovações e tecnologias e veja como fazemos isso.

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 90053 Três colaboradores da Petrobras movendo equipamento submarino em oficina de manutenção.
Inovação
Conheça seis equipamentos submarinos da Petrobras
Artigo
5 min
Link da Notícia 90056 Tecnologia sendo aplicada para avaliar o relevo do Campo de Búzios.
Inovação
Uma receita premiada: o que as tecnologias pioneiras do campo de Búzios têm em comum com a gastronomia?
Artigo
7 min
Link da Notícia 90062
Inovação
Tipos de navio: conheça os principais modelos da Transpetro
Artigo
4 min
Link da Notícia 90066 Imagem de perfil de rosto de pessoa com linhas em 3D.
Inovação
As mil e uma utilidades do scanner 3D – e como essa tecnologia está cada vez mais acessível
Artigo
6 min
Link da Notícia 90071 Foto de colaborador da Petrobras utilizando tecnologia Sísmica 4D.
Inovação
Sísmica 4D: tecnologia para enxergar abaixo do fundo do mar
Artigo
5 min
Link da Notícia 90075 Fotografia de carro andando em asfalto. A imagem representa uma estrada.
Inovação
Asfalto sustentável: estamos pavimentando caminhos para a transição energética
Artigo
2 min
Link da Notícia 90076 Foto de parte elétrica de supercomputador.
Inovação
O que são os supercomputadores e quais são os impactos tecnológicos?
Artigo
4 min
Link da Notícia 90081 Robô de inspeção submarino
Inovação
Conheça nosso robô para inspeções em dutos submarinos
Artigo
5 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: