Como a robótica está moldando o nosso futuro
Descubra como a robótica está revolucionando indústrias-chave, como energia e óleo e gás, aumentando a eficiência, reduzindo custos e garantindo segurança.
Em um mundo dominado por novas tecnologias, o avanço dos robôs está em evidência. Do atendimento telefônico às cirurgias, por exemplo, já é possível contar com estes aliados automatizados de forma recorrente. Mas calma: eles estão longe de tomar nosso lugar.
E, então, quer saber quais são alguns exemplos de onde essa tecnologia já é realidade e por que o uso dos robôs está nos ajudando a ir mais longe do que nunca? Siga conosco e descubra o que é a robótica.
O que é robótica?
Basicamente, a robótica é uma disciplina que combina ciência, engenharia e tecnologia para criar e operar robôs.
E o que são robôs, afinal? Bom, estamos falando de dispositivos automatizados capazes de executar tarefas de forma autônoma ou controlada por humanos – além de coisas que nós, sozinhos, não seríamos capazes de realizar.
Tipos de robótica
Robo Ambiental Híbrido Chico Mendes desenvolvido pelo grupo de robótica do Projeto Cognitus, em fase de testes de campo para a implantação na região amazônica.
A robótica é uma área em rápido crescimento que abrange uma ampla gama de aplicações e tecnologias. Aqui estão alguns dos principais tipos de robótica.
Robôs industriais
Este é um dos ramos mais comuns da robótica, onde os robôs são utilizados em linhas de produção para automatizar tarefas repetitivas e perigosas. Essa forma de robótica revolucionou a indústria, aumentando a eficiência e reduzindo custos. São dispositivos projetados, por exemplo, para realizar tarefas específicas em ambientes de produção e manufatura, como montagem, soldagem e pintura.
Robôs Médicos
Envolve o uso de robôs em procedimentos cirúrgicos. Essa tecnologia avançada permite aos médicos realizar operações complexas com maior precisão e menor invasividade, resultando em recuperações mais rápidas para os pacientes.
Robótica de Serviço
Robôs estão sendo usados em setores como hospitalidade, transporte e até mesmo em residências para realizar tarefas domésticas. Esses robôs podem oferecer assistência e conveniência, além de liberar as pessoas de tarefas tediosas. Isso pode incluir desde assistentes virtuais, que podem controlar vários dispositivos em sua casa com comandos de voz, até robôs físicos capazes de realizar ações como aspirar o chão.
É nessa categoria também que temos encontrado aqueles robôs com jeito de humano, sabe? Estamos falando dos robôs humanoides, que são modelados com características semelhantes às humanas, incluindo sensores e motores que imitam as funções dos músculos e articulações de nosso corpo, e geralmente têm como foco interagir e se comunicar conosco de forma mais natural, podendo ser utilizados em serviços de atendimento ao cliente, entretenimento e pesquisa.
Para que serve a robótica?
Nós podemos falar de várias formas, mas a verdade é que a robótica nos ajuda a chegar aonde o homem não chega – nos fazendo ir cada vez mais longe.
Isso porque a robótica serve exatamente para fazer as atividades humanas, estendendo nossas capacidades e aumentando a eficiência para realizar desde as mais simples e repetitivas até as mais complexas e perigosas: de ir ao espaço até otimizar a agenda da semana.
Já pensou, por exemplo, em ter que levantar um equipamento de 800 kg? Mergulhar quilômetros no fundo do mar para desobstruir um duto? Então: a robótica nos permite coisas assim. Da mesma forma como micro robôs podem ser colocados em tubulações ou fendas estreitas, ampliando nossa capacidade de visualizar e resolver problemas até nos menores espaços.
Seja na fábrica ou na manutenção de um equipamento; no atendimento a uma emergência ou análise de dados extensos, o uso da robótica tem nos ajudado, sim, a encontrar respostas e a avançar, criando condições para a inovação, economia, eficiência e muito mais aprendizados.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: