Onde o homem não chega: conheça o robô que opera em temperaturas de até 120ºC
Projeto é um dos finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP
Robô escalador a serviço da segurança
O futuro já chegou. Você sabia que nossos cientistas, em parceria com pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desenvolveram um robô inteligente capaz de inspecionar equipamentos e tanques super quentes, em até 120º? E mais: sabia que o projeto é finalista do Prêmio de Inovação Tecnológica 2020 promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – considerado uma das premiações mais importantes do país no segmento de energia?
Esse robô tem um sistema que reconhece o ambiente e a partir daí se movimenta controlado por um operador que está em local seguro fazendo movimentos planejados nas superfícies quentes. E isso só acontece porque o robô escalador foi criado com rodas magnéticas e resistentes à água capazes de se movimentar em várias direções. Ele ainda suporta temperaturas de até 120ºC e reconhece com exatidão, cordões de solda e a superfície dos equipamentos.
E esse pequeno gigante tem inúmeras vantagens: ele é uma solução de inspeção super precisa e automatizada para as superfícies metálicas em operação, proporciona a redução de custos de manutenção e ainda diminui a exposição ao risco de todo o time.
Tá, mas e como isso tudo acontece?
Simples! Os pesquisadores utilizaram a técnica de ultrassom Phased Array (PAUT), capaz de examinar com precisão a solda e o material ajustando o feixe de ultrassom conforme a necessidade e a sua temperatura. Em resumo: o Robô Escalador é suuuuper inteligente.
Segundo Julio Endress, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, o Robô Escalador é um super avanço em tecnologia e segurança, porque evita que pessoas sejam expostas ao risco durante a inspeção dos equipamentos. Todo orgulhoso, também destacou que o projeto é um dos finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica que é considerado a premiação mais importante no segmento de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país.
A gente concorda, Julio!
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: