Bacia Sergipe-Alagoas: conheça as oportunidades, características e desafios dessa nova fronteira
Descubra o comprometimento da Petrobras com o futuro energético do Brasil ao investir na Bacia Sergipe-Alagoas para a produção de petróleo e gás.

O projeto de Sergipe Águas Profundas será um dos mais relevantes do nosso portfólio.
Você já ouviu falar dessa que é uma de nossas novas fronteiras de produção em águas profundas no Brasil? Programamos instalar uma nova plataforma na Bacia Sergipe-Alagoas em 2026, com um projeto duplamente resiliente, em linha com nosso Plano Estratégico 2024-2028+.
Embarque conosco nessa jornada para explorar as oportunidades e conhecer os desafios que essa nova fronteira oferece!
Onde fica a Bacia Sergipe-Alagoas?
A Bacia Sergipe-Alagoas fica situada no Nordeste do Brasil e, como o nome já indica, está localizada entre os estados de Sergipe e Alagoas.
Iremos atuar na região por meio do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), a 100 km da costa e em profundidades que chegam a 3 mil metros.
Os sete campos de petróleo e gás da região
O polo da Bacia Sergipe-Alagoas reúne as concessões BM-SEAL-4 e BM-SEAL-11 (operadas pela Petrobras em parceria), além da BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10, ambas com 100% de participação da nossa companhia.
Em dezembro de 2021, confirmamos a viabilidade econômica do projeto SEAP junto à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), já iniciando o processo de contratação da unidade de produção para a área.
Seguindo nossa tradição, vamos batizar os sete novos campos com nomes de animais marinhos. São eles:
- Agulhinha;
- Agulhinha Oeste.
- Budião;
- Budião Noroeste;
- Budião Sudeste;
- Cavala;
- Palombeta.
Por que a Petrobras irá investir na Bacia Sergipe-Alagoas?
Nossos investimentos na Bacia Sergipe-Alagoas abrirão uma série de oportunidades para a indústria e, como consequência, ampliarão a geração de empregos, impostos e tributos na região. Além disso, contribuiremos com o aumento da disponibilidade de gás para o mercado nacional, incentivando o desenvolvimento da indústria local na região de Sergipe e Alagoas, principalmente aquelas que possuem o gás como insumo.
Nossa atuação na Bacia Sergipe-Alagoas é consistente com nossa estratégia de focar em ativos de valor em águas profundas, inclusive em cenários de baixos preços de petróleo e gás.
O Projeto Sergipe Águas Profundas será um dos mais relevantes para nosso portfólio nos próximos anos do ponto de vista de volume de produção de gás e oferta.
Principais desafios tecnológicos
Ao enfrentar as maiores profundidades d'água já alcançadas, o Projeto Sergipe Águas Profundas apresenta um desafio tecnológico gigantesco.
Durante a fase exploratória do projeto, já alcançamos um recorde nacional na perfuração de um poço, atingindo 2.990 metros de profundidade d'água, equivalente à altura do Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil.
A operacionalização desse projeto exigirá um complexo aparato tecnológico, representando um desafio que estamos prontos para superar.
Inovação e tecnologia: conheça nossa fonte inesgotável de energia.
Quais são as principais características do petróleo Bacia Sergipe-Alagoas?
O óleo que será produzido na Bacia Sergipe-Alagoas é leve, com um API entre 38º e 41º, que confere um valor comercial mais elevado e também destaca o potencial econômico do projeto.
O projeto apresenta ainda dupla resiliência: tanto em custo, respeitando o Brent de equilíbrio de US$ 35/barril no longo prazo, quanto ambiental, em termos de intensidade de carbono por barril de óleo produzido.
Navegando rumo ao futuro sustentável
Diante de desafios tecnológicos, demonstramos o nosso compromisso com a inovação e a busca por soluções sustentáveis.
O SEAP é também um dos mais relevantes do nosso portfólio do ponto de vista do volume de produção de gás e oferta nos próximos anos. Mas ele não é nosso único projeto para garantir a demanda energética do país.
Venha com a gente descobrir mais sobre o que é a Margem Equatorial, importante fronteira offshore do Brasil.
Leia também









Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: