Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Conheça os compromissos ambientais da Petrobras para reduzir a pegada de carbono

A partir de compromissos sustentáveis, assumimos metas para mitigar as mudanças climáticas, conservar a biodiversidade e entre outras. Conheça mais!

Atualizado em 19/04/2024

Postado em 03/04/2024

Texto copiado!

A sustentabilidade está diretamente ligada ao nosso negócio. Queremos ser a melhor empresa diversificada e integrada de energia na geração de valor, construindo um mundo mais sustentável, conciliando o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas.

E vamos fazer isso com foco em sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas. Nesse sentido, estabelecemos compromissos para reduzir a pegada de carbono, proteger o meio ambiente, cuidar das pessoas e agirmos com integridade.


Quais são os compromissos ambientais da Petrobras?

Assumimos dez compromissos sustentáveis, com metas ligadas às mudanças climáticas, água, resíduos, biodiversidade e responsabilidade social. Os compromissos estão no nosso Plano Estratégico 2024-2028.

São eles:

  1. Redução de emissões absolutas operacionais em 30% até 2030, em comparação com 2015;
  2. Zero queima de rotina em flare até 2030;
  3. Reinjeção de 80 milhões tCO2 até 2025 em projetos de CCUS;
  4. Redução da intensidade de gases de efeito estufa (GEE) no segmento E&P para 15 kg CO2/boe, a ser mantida até 2030;
  5. Redução da intensidade de GEE no segmento de Refino para 36 kg CO2/boe até 2025 e 30 kg CO2/boe até 2030;
  6. Redução de 70% na intensidade das emissões de metano no segmento upstream até 2030, em comparação com 2015.
  7. Redução de 40% da nossa captação de água doce até 2030, em comparação com 2021.
  8. Redução de 30% na geração de resíduos sólidos de processo até 2030, em comparação com 2021.
  9. Destinação de 80% dos resíduos sólidos de processos para rotas de reuso, reciclagem e recuperação até 2030, em comparação com 2021.
  10. Alcançar ganhos de biodiversidade até 2030, com foco em florestas e oceanos.

Dada a relevância do tema, em 2020 criamos uma gerência executiva de mudança climática e seis dos nossos compromissos ambientais estão relacionados ao tema. Em 2023, também criamos a Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, para coordenar nossas atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade. 

Redução das emissões

Em um contexto global que requer uma grande redução das emissões de gases de efeito estufa, é importante priorizar petróleo e gás que sejam produzidos de forma eficiente, com baixo custo e baixas emissões de carbono. 
Nas nossas áreas de exploração, produção e refino de petróleo, a intensidade de carbono vem sendo e irá continuar sendo reduzida por meio de iniciativas como:

  • Ações para ganhos de eficiência energética.
  • Aquisição de ativos mais eficientes.
  • Melhor gestão do nosso portfólio.
  • Redução da queima em flare (ou tocha).
  • Controle de emissões fugitivas (pequenas perdas em tubulações, válvulas e outros equipamentos) e outras perdas.
  • Reinjeção de CO2 em reservatórios para o aumento da recuperação de óleo.

Foco em biorrefino

A inovação e a tecnologia são elementos essenciais para que possamos reduzir nossa intensidade de carbono sem aumentar os custos de energia para a sociedade. Estamos comprometidos com o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação em baixo carbono.

Nosso portfólio de pesquisa explora oportunidades na cadeia de petróleo e gás e também em energia renovável. Para isso, estamos investindo na adequação e aprimoramento do nosso parque de refino, com foco em projetos de biorrefino, para produzir uma nova geração de combustíveis. 

Esses novos produtos serão mais modernos, sustentáveis e com maior qualidade, como diesel renovável e bioquerosene de aviação.

Biodiversidade

Nossos estudos têm contribuído para ampliar o conhecimento da rica biodiversidade brasileira em seus diversos biomas e para o desenvolvimento de tecnologias e metodologias de recuperação vegetacional.

Nosso mapeamento de áreas protegidas e sensíveis, realizado no entorno de nossas operações, contribui para o estabelecimento de medidas de proteção da biodiversidade e é disponibilizado para toda a Companhia.

Esse mapeamento demonstra que, em alguns casos, temos interface com protegidas e sensíveis. Por isso, contamos com Planos de Ação de Biodiversidade (PABs), importantes ferramentas de prevenção de riscos e impactos, identificação de oportunidades e aprimoramento da gestão de biodiversidade.

Os PABs envolvem ações de caracterização e avaliação de impactos à biodiversidade, identificação de medidas de prevenção e mitigação de impactos, manejo de fauna e flora, recuperação de áreas e monitoramento da biodiversidade, dentre outras. Nosso Plano Estratégico prevê que, até 2025, 100% de nossas instalações contarão com PABs, levando a uma maior sinergia e identificando oportunidades adicionais de conservação.

Somente em 2022, nossa carteira de projetos apoiados voluntariamente atuou na recuperação ou conservação direta de aproximadamente 254 mil hectares de florestas e áreas naturais da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado.

Até 2030, prevemos um impacto positivo em áreas vegetadas e buscamos aumentar em 30% esses esforços de conservação da biodiversidade, a partir de investimentos socioambientais.

Recursos hídricos

Para produzirmos energia, necessitamos da água que captamos de rios, reservatórios, poços subterrâneos e concessionárias, conforme limites estabelecidos pelos órgãos públicos responsáveis. 

O reuso interno é uma ótima alternativa para utilizarmos menos água em nossos processos. Em 2022, reutilizamos cerca de 51 milhões de m³ de água, quase 1/3 da nossa demanda total de água doce, o que equivale ao consumo aproximado de uma cidade de 1 milhão de habitantes. Também prevemos a redução de 40% de nossa captação de água doce até 2030.

Como consequência das nossas atividades, também são gerados efluentes industriais, sanitários, ou água produzida, que segregamos, tratamos, buscamos minimizar ou reutilizar e destinamos adequadamente.

Gestão de resíduos

Nossa gestão de resíduos prioriza, na seguinte ordem:

  • Não geração.
  • Redução.
  • Reutilização.
  • Reciclagem.
  • Tratamento dos resíduos sólidos.
  • Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Até 2030, buscamos a redução de 30% na geração de resíduos sólidos de processo, além da destinação de 80% desses resíduos para rotas de reuso, reciclagem ou reaproveitamento (RRR).

Estamos desenvolvendo novos projetos de aprimoramento de processos e procedimentos e adotando novas tecnologias para, até 2025, continuarmos minimizando a geração de resíduos perigosos de processos, mesmo aumentando nossa produção.  

Quais são os compromissos de responsabilidade social da Petrobras?

Nossos compromissos de responsabilidade social vão além dos projetos socioambientais, incluindo compromissos de direitos humanos e de relacionamento comunitário. Conheça mais sobre isso a seguir.

Compromissos de direitos humanos

Respeitamos os direitos humanos e a diversidade, combatendo a discriminação em todas as suas formas. Isso está claro no nosso Código de Conduta Ética, ao qual todos os empregados têm acesso. Para promover esse respeito, assumimos o compromisso de capacitar 100% dos empregados nesse tema até 2025.

Estamos comprometidos em prevenir e reparar riscos e impactos em direitos humanos decorrentes dos nossos negócios com a sociedade. Para isso, vamos realizar due diligence em Direitos Humanos, atingindo 100% das nossas operações até 2025.

Também queremos promover a diversidade nas indicações da Petrobras para nossas participações, com foco em 30% de mulheres e aumento de 10% de pessoas negras em cargos de Diretoria e Conselho Administrativo.

Junto à nossa cadeia de fornecedores, temos orientações sobre valores e comportamentos esperados reunidas no Guia de Conduta Ética para Fornecedores, lançado em 2020.

Investimentos socioambientais

Até 2030, planejamos proporcionar retorno à sociedade de, no mínimo, 150% do valor investido nos projetos socioambientais voluntários. Esse retorno será analisado a partir da Metodologia SROI — por projeto, passível de mensuração (3 anos). A nossa Política de Responsabilidade Social tem como diretriz investir em programas e projetos socioambientais, contribuindo para as comunidades onde atuamos e, de forma ampliada, para a sociedade.

O Programa Petrobras Socioambiental estrutura os investimentos voluntários da Petrobras, definindo áreas temáticas, objetivos e diretrizes. Entre 2024 e 2028, prevemos que esses investimentos sejam de R$ 1 bilhão.

Os projetos que apoiamos enquadram-se em quatro linhas de atuação (Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Oceano e Florestas) e contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 da ONU.  Estão relacionados também a temas transversais, como Transformação Cultural, Inovação, Primeira Infância e Direitos Humanos.

A Petrobras tem outras práticas e iniciativas sustentáveis?

Estamos focados na transição para uma economia global de baixo carbono e buscamos produzir energia acessível para a sociedade. Para isso, seguimos fazendo a nossa parte, investindo em inovações tecnológicas que nos permitam produzir energia acessível e com uma operação segura e mais sustentável.

Quer saber como estamos fazendo isso? Explore a nossa Energia em Transformação!

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 19736
Nossas Atividades
Com tecnologia, eficiência e cuidado com as pessoas, nosso refino bateu recordes
Artigo
3 min
Link da Notícia 19738 Foto aérea de um rio cortando a floresta amazônica, representando os compromissos ambientais da Petrobras no Brasil.
Nossas Atividades
Conheça os compromissos ambientais da Petrobras para reduzir a pegada de carbono
Artigo
5 min
Link da Notícia 19744 Uma mulher fazendo experimentos científicos.
Nossas Atividades
Futura cientista: 6 dicas para estimular mulheres na ciência
Artigo
4 min
Link da Notícia 19751 Pessoa com as mãos entrelaçadas em sala de tribunal enquanto discute novo acordo
Nossas Atividades
O que é Cessão Onerosa? Tire todas as suas dúvidas!
Artigo
5 min
Link da Notícia 19758 Fotografia de bomba de gasolina abastecendo carro.
Nossas Atividades
Especificação da gasolina: tire todas as suas dúvidas
Artigo
3 min
Link da Notícia 19763 Plataforma de exploração e produção de gás natural em mar aberto
Nossas Atividades
A descoberta de um campo de petróleo e gás em 5 etapas
Artigo
3 min
Link da Notícia 19768 Foto da plataforma de perfuração SS-69, da Petrobras.
Nossas Atividades
Poços de petróleo: o que são, quais tipos e como nomeá-los
Infográfico
5 min
Link da Notícia 19774 Navio-plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis, da Petrobras, no campo de Tupi.
Nossas Atividades
Tupi: conheça 8 curiosidades sobre o campo mais produtivo do pré-sal
Artigo
7 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: