Derivados de Petróleo e petroquímicos: veja os produtos
Descubra mais sobre os petroquímicos básicos usados como matéria-prima até os produtos derivados do petróleo usados no dia a dia, como a gasolina.

Amostra de petróleo produzido em nossa plataforma FPSO P-66. Fonte: BIP
A indústria petroquímica, que utiliza derivados do petróleo ou do gás natural como matéria-prima, está presente até mesmo nas coisas mais simples do nosso dia a dia.
É praticamente impossível imaginar o nosso dia a dia sem a participação de algum produto derivado do petróleo. Eles estão em todo lugar: roupas, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, carros, aviões e até xampus e cosméticos.
Como são obtidos os derivados do petróleo?
Os derivados do petróleo são obtidos nas refinarias e nas indústrias petroquímicas. O refino é uma das etapas da nossa jornada da energia, em que usamos tecnologia para transformar o óleo bruto em diversos produtos do dia a dia.
As matérias-primas para os petroquímicos são a nafta, também produzida nas refinarias, e o gás natural. Os produtos petroquímicos são classificados como básicos, intermediários e finais.
Conheça mais sobre nosso refino.
Quais são os petroquímicos básicos?
Os petroquímicos básicos são eteno, propeno, butadieno, aromáticos, amônia e metanol. A partir deles, é produzida uma grande diversidade de intermediários.
Os intermediários são usados, por sua vez, para dar base aos produtos petroquímicos finais, como os plásticos, borrachas sintéticas, detergentes, solventes, fios e fibras sintéticos, fertilizantes, etc.
Temos papel de destaque na petroquímica brasileira por sermos a principal fornecedora de matéria-prima para as companhias, além de termos participação societária em empresas do setor. A integração das nossas atividades com a indústria permite valorizar toda a cadeia de suprimento, que vai desde o processamento de petróleo até a produção de plásticos e outros produtos petroquímicos.
Conheça os principais petroquímicos básicos e suas aplicações.
Eteno
Seu principal derivado é o polietileno, que é usado na fabricação de sacos plásticos para embalagem de produtos alimentícios, de higiene e limpeza, utensílios domésticos, caixas d’água, brinquedos e playgrounds infantis. Entre suas outras aplicações, podemos destacar o PVC, usado na construção civil, em calçados e em bolsas de sangue.
Propeno
É a matéria-prima para o polipropileno, usado, por exemplo, em embalagens alimentícias e de produtos de higiene e limpeza, peças para automóveis, tapetes, tecidos e móveis. Apresenta, além dessas, diversas outras aplicações como, por exemplo, produção de derivados acrílicos para tintas, adesivos e fibras e polímero superabsorvente para fraldas descartáveis.
Butadieno
Usado principalmente na produção de borracha sintética, em pneus e solados para calçados.
Aromáticos
São matérias-primas para produtos como o PET utilizado em garrafas e fibras sintéticas, e o poliestireno, material empregado em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, embalagens de iogurtes, copos, pratos, talheres e material escolar.
Metanol
É insumo para produção de biocombustíveis e de diversos intermediários químicos usados, por exemplo, pela indústria de móveis e de defensivos agrícolas.
Amônia
É uma das matérias-primas para a indústria de fertilizantes, sendo usada na produção de ureia e de fertilizantes nitrogenados utilizados nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outras.
E quais são os principais produtos derivados do petróleo da Petrobras?
Talvez você esteja se perguntando: “E a gasolina, ela não é um produto derivado do petróleo?“. É, sim! Os petroquímicos citados anteriormente são derivados usados como matéria-prima, mas existem diversos produtos da Petrobras que também são originados no refino do petróleo e do gás natural. Conheça os principais!
Gasolina
A gasolina é, possivelmente, o mais conhecido produto derivado do petróleo, presente no dia a dia de milhões de pessoas. Veja como são produzidas as gasolinas da Petrobras:
Óleo diesel
O óleo diesel, combustível que movimenta o país, também é processado nas refinarias. Mas você sabia que aqui na Petrobras nem todo diesel vem 100% do petróleo? O nosso Diesel R faz parte da nossa nova geração de combustíveis e é fruto da mistura de diesel de petróleo com uma parcela de conteúdo renovável, como óleo vegetal ou gordura animal.
Gás liquefeito de petróleo (GLP)
Conhecido popularmente como “gás de cozinha”, o gás liquefeito de petróleo (GLP) está presente nos lares de muitos brasileiros e brasileiras. E o produto também pode ter uso industrial, como na geração de calor para caldeiras, por exemplo.
Parafina
A parafina é conhecida por ser a principal matéria-prima para a produção de velas, mas seu uso vai muito além disso. Com propriedade combustível e baixo odor, a parafina também pode ser utilizada na fabricação de borrachas, cosméticos, tintas de impressora e muito mais.
Produtos asfálticos
Não é só com os combustíveis que o petróleo nos leva mais longe, já que os próprios produtos asfálticos também são derivados do petróleo. Esse uso do óleo, inclusive, é bem mais antigo do que se imagina: os povos pré-colombianos já usavam o petróleo como asfalto de estradas!
Mesmo estando presente em nossas rotinas há centenas de anos, o asfalto também está ajudando a construir caminhos para um amanhã mais promissor, para a sociedade e para o meio ambiente. Isso porque o CAP Pro, nova família de cimento asfáltico de petróleo da Petrobras, reduz o impacto ambiental em suas aplicações e contribui para um futuro de baixo carbono e mais sustentável!
É possível produzir produtos derivados do petróleo de maneira mais sustentável?
Sim! Sabemos da importância do petróleo para garantir a segurança energética do Brasil nos próximos anos e viabilizar uma transição energética justa e segura para todos. Por isso, assumimos o desafio de produzir petróleo e derivados de maneira mais limpa, descarbonizando nossas operações e desenvolvendo uma nova geração de produtos mais sustentáveis.
E isso já começa na extração do petróleo. Afinal de contas, o óleo extraído pela Petrobras na camada do pré-sal já tem a menor emissão de gases poluentes do setor mundial!
Veja como estamos transformando nossa energia para neutralizar nossas emissões de carbono e liderar essa transição energética. Acesse: Descarbonização e produtos de baixo carbono.
Leia também








Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: