Derivados de Petróleo e petroquímicos: veja os produtos

Descubra mais sobre os petroquímicos básicos usados como matéria-prima até os produtos derivados do petróleo usados no dia a dia, como a gasolina.

Atualizado em 10/07/2025

Postado em 22/12/2023

Texto copiado!
Colaboradora da Petrobras produzindo Petróleo em plataforma FPSO.
Amostra de petróleo produzido em nossa plataforma FPSO P-66. Fonte: BIP

A indústria petroquímica, que utiliza derivados do petróleo ou do gás natural como matéria-prima, está presente até mesmo nas coisas mais simples do nosso dia a dia.

É praticamente impossível imaginar o nosso dia a dia sem a participação de algum produto derivado do petróleo. Eles estão em todo lugar: roupas, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, carros, aviões e até xampus e cosméticos.

O que são derivados do petróleo?

Os derivados do petróleo são os produtos obtidos em processos diversos, como a conversão e o tratamento do óleo bruto, em que usamos tecnologia para transformar o óleo bruto em diversos produtos do dia a dia.

As matérias-primas para os petroquímicos são a nafta, também produzida nas refinarias, e o gás natural. Os produtos petroquímicos são classificados como básicos, intermediários e finais.

O refino é uma das etapas da nossa jornada da energia.

Como são obtidos os derivados do petróleo?

O principal processo de obtenção dos produtos derivados do petróleo é chamado de destilação. A destilação é o primeiro processo de uma refinaria, onde o petróleo é aquecido em altas temperaturas e, com a evaporação, dá origem a diversos subprodutos. Ela pode ser realizada a vácuo ou com pressão atmosférica.

A destilação a vácuo é realizada com o aquecimento do óleo bruto e a separação dos produtos conforme a temperatura no interior de uma torre, enquanto a destilação atmosférica, a separação ocorre com auxílio da pressão atmosférica, também no interior de uma torre. 

Nesses processos se obtém desde os petroquímicos básicos até produtos derivados do petróleo, que se sedimentam e são separados em dutos, que levam a diferentes reservatórios. É claro que alguns ainda passam por outros processos até chegar ao produto final.

Imagem de uma torre metálica, com dutos, onde ocorre o processo de destilação atmosférica.
Torres, onde ocorre o processo de destilação atmosférica, na refinaria Abreu e Lima (RNEST).

Quais são os petroquímicos básicos?

Os petroquímicos básicos são eteno, propeno, butadieno, aromáticos, amônia e metanol. A partir deles, é produzida uma grande diversidade de intermediários.

Os intermediários são usados, por sua vez, para dar base aos produtos petroquímicos finais, como os plásticos, borrachas sintéticas, detergentes, solventes, fios e fibras sintéticos, fertilizantes, etc.

Temos papel de destaque na petroquímica brasileira por sermos a principal fornecedora de matéria-prima para as companhias, além de termos participação societária em empresas do setor. A integração das nossas atividades com a indústria permite valorizar toda a cadeia de suprimento, que vai desde o processamento de petróleo até a produção de plásticos e outros produtos petroquímicos.

Conheça os principais petroquímicos básicos e suas aplicações.

 

Amônia

É uma das matérias-primas para a indústria de fertilizantes, sendo usada na produção de ureia e de fertilizantes nitrogenados utilizados nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão, laranja, entre outras.

Plantação extensiva de café com horizonte para outros cultivos e um céu claro e limpo.
A amônia é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas.
 

Aromáticos

São matérias-primas para produtos como o PET utilizado em garrafas e fibras sintéticas, e o poliestireno, material empregado em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, embalagens de iogurtes, copos, pratos, talheres e material escolar.

 

Butadieno

Usado principalmente na produção de borracha sintética, em pneus e solados para calçados.

Imagem de um pneu, representando produtos feitos a partir do butadieno.
A borracha sintética também é um derivado do petróleo, produzida a partir do butadieno.
 

Eteno

Seu principal derivado é o polietileno, que é usado na fabricação de sacos plásticos para embalagem de produtos alimentícios, de higiene e limpeza, utensílios domésticos, caixas d’água, brinquedos e playgrounds infantis. Entre suas outras aplicações, podemos destacar o PVC, usado na construção civil, em calçados e em bolsas de sangue.

Composição de imagens de produtos derivados do petróleo: cestas azuis, brinquedos coloridos e canos de PVC.
Produtos industrializados feitos a partir do eteno.
 

Metanol

É insumo para produção de biocombustíveis e de diversos intermediários químicos usados, por exemplo, pela indústria de móveis e de defensivos agrícolas.

 

Propeno

É a matéria-prima para o polipropileno, usado, por exemplo, em embalagens alimentícias e de produtos de higiene e limpeza, peças para automóveis, tapetes, tecidos e móveis. Apresenta, além dessas, diversas outras aplicações como, por exemplo, produção de derivados acrílicos para tintas, adesivos e fibras e polímero superabsorvente para fraldas descartáveis.

Imagem de painel interior de automóvel, produto oriundo do propeno.
O propeno, produzido nas refinarias, é matéria-prima para diversos produtos, como peças automotivas.

E quais são os principais produtos derivados do petróleo da Petrobras?

Talvez você esteja se perguntando: “E a gasolina, ela não é um produto derivado do petróleo?“. É, sim! Os petroquímicos citados anteriormente são derivados usados como matéria-prima, mas existem diversos produtos da Petrobras que também são originados no refino do petróleo e do gás natural. Conheça os principais!

 

Gasolina

A gasolina é, possivelmente, o mais conhecido produto derivado do petróleo, presente no dia a dia de milhões de pessoas. Veja como são produzidas as gasolinas da Petrobras:

 

Óleo diesel

O óleo diesel, combustível que movimenta o país, também é processado nas refinarias. Mas você sabia que aqui na Petrobras nem todo diesel vem 100% do petróleo? O nosso Diesel R faz parte da nossa nova geração de combustíveis e é fruto da mistura de diesel de petróleo com uma parcela de conteúdo renovável, como óleo vegetal ou gordura animal.

Caminhão branco segue por estrada plana e reta.
O diesel é o principal combustível para o transporte de produtos e da produção agrícola no Brasil.
 

Gás liquefeito de petróleo (GLP)

Conhecido popularmente como “gás de cozinha”, o gás liquefeito de petróleo (GLP) está presente nos lares de muitos brasileiros e brasileiras. E o produto também pode ter uso industrial, como na geração de calor para caldeiras, por exemplo.

 

Parafina

A parafina é conhecida por ser a principal matéria-prima para a produção de velas, mas seu uso vai muito além disso. Com propriedade combustível e baixo odor, a parafina também pode ser utilizada na fabricação de borrachas, cosméticos, tintas de impressora e muito mais.

 

Produtos asfálticos

Não é só com os combustíveis que o petróleo nos leva mais longe, já que os próprios produtos asfálticos também são derivados do petróleo. Esse uso do óleo, inclusive, é bem mais antigo do que se imagina: os povos pré-colombianos já usavam o petróleo como asfalto de estradas!

Mesmo estando presente em nossas rotinas há centenas de anos, o asfalto também está ajudando a construir caminhos para um amanhã mais promissor, para a sociedade e para o meio ambiente. Isso porque o CAP Pro, nova família de cimento asfáltico de petróleo da Petrobras, reduz o impacto ambiental em suas aplicações e contribui para um futuro de baixo carbono e mais sustentável!

Imagem de carro passando por estrada na serra, com placas de sinalização de curva e asfalto em evidência.
Estrada pavimentada com asfalto borracha. (foto: Roberto Rosa)

É possível produzir produtos derivados do petróleo de maneira mais sustentável?

Sim! Sabemos da importância do petróleo para garantir a segurança energética do Brasil nos próximos anos e viabilizar uma transição energética justa e segura para todos. Por isso, assumimos o desafio de produzir petróleo e derivados de maneira mais limpa, descarbonizando nossas operações e desenvolvendo uma nova geração de produtos mais sustentáveis.

E isso já começa na extração do petróleo. Afinal de contas, o óleo extraído pela Petrobras na camada do pré-sal já tem a menor emissão de gases poluentes do setor mundial!

Veja como estamos transformando nossa energia para neutralizar nossas emissões de carbono e liderar essa transição energética. Acesse: Descarbonização e produtos de baixo carbono.

Algumas curiosidades sobre os produtos


Texto copiado!
Notas
;

Leia também

Link da Notícia Seis tecnologias que parecem futuristas mas já são reais na Petrobras
sala com supercomputador
Nossas Atividades
Seis tecnologias que parecem futuristas mas já são reais na Petrobras
post type icon
Infográfico
5 min
Link da Notícia O futuro da energia vai chegar através da tecnologia e da sustentabilidade
Refinaria Henrique Lage com céu azul e nuvens ao fundo.
Nossas Atividades
O futuro da energia vai chegar através da tecnologia e da sustentabilidade
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Autonomia e Renda: um programa para desenvolver pessoas e gerar oportunidades
Banner do Programa Autonomia e Renda Petrobras com homem sorridente em montagem dividida entre roupa casual e uniforme de segurança.
Nossas Atividades
Autonomia e Renda: um programa para desenvolver pessoas e gerar oportunidades
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Descubra o que é a Margem Equatorial, importante fronteira offshore do Brasil
Navio-sonda da Petrobras na Margem Equatorial brasileira.
Nossas Atividades
Descubra o que é a Margem Equatorial, importante fronteira offshore do Brasil
post type icon
Artigo
4 min
Link da Notícia Soltar balão é crime: mas por que é proibido e o que isso tem a ver com você?
Balão de papel em chamas voando em frente a uma cidade, junto à frase Soltar balão não é diversão, é crime.
Nossas Atividades
Soltar balão é crime: mas por que é proibido e o que isso tem a ver com você?
post type icon
Artigo
5 min
Link da Notícia Indústria naval impulsiona o crescimento do Brasil
FPSO Jorge Amado à esquerda e imagem de um home com uniforme e EPI à direita.
Nossas Atividades
Indústria naval impulsiona o crescimento do Brasil
post type icon
Artigo
3 min
Link da Notícia O Brasil é a nossa energia: conheça as histórias de quem faz a diferença com a gente
Técnica de operação na sala de comando. Ela usa uniforme da Petrobras e fala a um walkie-talkie.
Nossas Atividades
O Brasil é a nossa energia: conheça as histórias de quem faz a diferença com a gente
post type icon
Artigo
7 min
Link da Notícia Seis coisas que aconteceram primeiro na Bahia
Primeiro poço da Petrobras na Bahia.
Nossas Atividades
Seis coisas que aconteceram primeiro na Bahia
post type icon
Artigo
4 min
Link da Notícia Tipos de navio: conheça os principais modelos da Transpetro
Plataforma de petróleo da Petrobras ancorada em um terminal terrestre.
Nossas Atividades
Tipos de navio: conheça os principais modelos da Transpetro
post type icon
Artigo
4 min