Seis coisas que aconteceram primeiro na Bahia
Primeiro poço da Petrobras na Bahia
Lugar de muita cultura, trabalho e energia, a Bahia tem uma longa história de pioneirismo no Brasil.
Batizada em homenagem à "Baía de Todos os Santos", a Bahia é um dos maiores estados brasileiros em extensão e aquele que mais faz divisas com outros estados, além de ter o litoral mais extenso do país. Mas mais do que sua grandeza geográfica, a Bahia também é grande em história, cultura e nesse pioneirismo que o povo baiano conhece tão bem. Então vem com a gente descobrir algumas coisas que, você pode não saber, mas começaram na Bahia!
1- Primeira capital
Essa é fácil e todo mundo aprendeu na escola: antes de Brasília, antes do Rio, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Fundada em 29 de março de 1549, quando o português Tomé de Sousa desembarcou no país com ordens da coroa portuguesa para fundar uma cidade-fortaleza, que seria chamada de "São Salvador da Bahia de Todos os Santos”. Além disso, nesse mesmo dia, também por ordens portuguesas, Salvador receberia o primeiro médico e o primeiro farmacêutico a virem da Europa para o nosso país.
2- Primeiro curso universitário
Ainda que a primeira universidade brasileira, com um conjunto de cursos, tenha surgido apenas no Rio de Janeiro, no começo do século XX, o primeiro curso de nível superior do país surgiu bem antes. E sim, foi lá na Bahia. Isso porque o Colégio dos Jesuítas, uma instituição educacional que funcionou em Salvador entre 1553 e 1759, oferecia um curso de Teologia e Ciências Sagradas, ministrado para formação de sacerdotes, que é visto como vários historiadores como o primeiro "curso universitário" do Brasil.
3- Primeira gravação musical
Mas se falamos de Bahia, não poderíamos deixar de falar de cultura. E um importante marco da nossa música foi registrado na Bahia, em 1902, no que é considerada a primeira gravação fonográfica do Brasil. Foi a canção "Isto é bom", criada por Xisto de Paula Bahia, ator e compositor famoso no fim do século XIX, e gravada por Manuel Pedro dos Santos, um cantor nascido em Santo Amaro da Purificação e tão identificado com a Bahia que era conhecido apenas como "Baiano".
4- Primeiro Trio Elétrico
Ainda que hoje diversos eventos pelo Brasil apresentem trio elétricos que pesam toneladas e que passam dos 100 decibéis de som emitido, essa invenção teve um início bem mais humilde. Isso porque conta a história que em 1950, quando Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) inventaram o primeiro trio elétrico, ele consistia numa série de aparelhos de som colocados em Ford 1929, adaptados para funcionar com a energia da bateria do carro. Um começo humilde, mas que mudou a história do carnaval.
5- Primeiro Poço
E falando em energia e Bahia, como não lembrar do fato de que a primeira jazida de petróleo do Brasil foi encontrada exatamente no estado baiano, no bairro do Lobato, em Salvador? Isso em 1939, dando força às teorias de que o Brasil teria sim alto potencial petrolífero, um passo muito importante para que, em 1953 a Petrobras fosse criada para explorar essas reservas de óleo e gás.
6- Nossa Série Mochileiras
A websérie onde Bela Reis e Ray Neon pegam a estrada pra descobrir de onde vem a energia que move o Brasil já está na segunda temporada e rodou o nosso país de norte a sul. Mas onde foi o primeiro episódio? Sim, lá mesmo, na Bahia! E você pode conferir essa, e todas as outras aventuras delas, no nosso canal do Youtube!
Por todo o Brasil tem Petrobras
E é por acreditar nesse pioneirismo que o povo baiano tem, que a Petrobras segue investindo no estado, seja na perfuração de novos poços e no patrocínio cultural, social e ambiental, seja nas pesquisas sobre geração e viabilidade de extração do hidrogênio natural, em ações que nos próximos anos irão ultrapassar os 3,5 bilhões de reais. Tudo isso porque queremos seguir trabalhando numa transição energética justa, que entende o potencial energético de cada uma das regiões do Brasil e trabalha pra garantir a energia que o brasileiro precisa.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: