10 curiosidades pra você mergulhar de cabeça no mundo da natação
Somos apaixonados por esporte e temos o orgulho de patrocinar, através do Time Petrobras, diversos atletas brasileiros que estão na busca por medalhas nos próximos Jogos Olímpicos. E uma modalidade em que temos vários grandes competidores na busca pelo pódio é a natação. Mas você conhece as origens e a história dela?
Mesmo sendo um dos mais antigos esportes de que se tem notícia – pinturas rupestres de 10 mil anos antes de Cristo já fazem referência a seres humanos nadando e a natação é mencionada em obras como a Ilíada e a Odisséia – foi apenas por volta de 1830, na Inglaterra, que competições oficiais começaram a ser realizadas.
No Brasil o primeiro campeonato oficial de natação foi promovido em 1898, no Rio de Janeiro, consistindo numa travessia de 1500 metros entre a Fortaleza de Villegaignon e a Praia de Santa Luzia, mas piscinas fechadas, exclusivas para competições, só começaram a ser utilizada cerca de 30 anos depois.
Até os anos 40, em virtude dos costumes da época, nadadores de ambos os sexos usavam trajes de banho completos, que causavam grande atrito com a água e foram sendo reduzidos ao longo do tempo, até que nadadores masculinos usassem as famosas sungas de natação.
Curiosamente, versões tecnológicas dos maiôs de corpo inteiro retornaram no fim dos anos 2000, porém feitos com materiais específicos capazes de reduzir o atrito do corpo, aumentar a oxigenação muscular e com isso vários recordes foram batidos. O impacto foi tão grande que em poucos anos esses trajes foram banidos e hoje nadadores masculinos podem usar peças que cubram, no máximo, da cintura até os joelhos.
Mas as mudanças não aconteceram apenas nas roupas e chegaram até mesmo nas piscinas. Desde alterações na profundidade até aumento do tamanho das raias, passando por transformações até mesmo nos blocos de partida, que antes eram pequenos e estreitos e se tornaram não apenas maiores e mais largos como inclinados na direção da água, permitindo uma melhor posição de mergulho e por consequência um melhor desempenho.
Outras evoluções tecnológicas que as piscinas receberam envolvem câmeras e sensores, que permitem medir a resistência e propulsão dos nadadores, como maneira de aprimorar seus resultados e até mesmo pequenas telas no fundo da piscina, atuando como contadoras de voltas, para que os atletas não precisem contar mentalmente quanto falta para o final da competição.
A maior piscina do mundo fica no Egito, mede 96.800 m² e leva várias semanas até que esteja cheia. A Citystars Sharm El Sheikh é considerada oficialmente a maior massa de água já produzida pelo homem e se localiza dentro de um caríssimo resort. Já a maior do Brasil, tem 20 mil m² e fica em Cuiabá, no estado do Mato Grosso.
Alguns dos nadadores mais rápidos do mundo podem atingir quase 10 km/h numa piscina, mas pareceriam uma pessoa caminhando ao lado de um carro numa competição com o marlim, considerado um dos peixes mais rápidos do mundo e capaz de atingir até 110/km em alto mar.
A natação está presente desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma, 1960 e recebe atletas com os mais variados tipos de deficiência, seja físico-motora, visual ou intelectual, sendo, depois do atletismo, a modalidade que mais rendeu medalhas paralímpicas ao Brasil.
Também foi das piscinas que veio o maior atleta paralímpico brasileiro, Daniel Dias, ex-integrante do Time Petrobras e que, até sua aposentadoria em 2021, conquistou 27 medalhas nos Jogos Paralímpicos, sendo 14 delas de ouro.
E essa tradição do Brasil nas piscinas paralímpicas segue forte, com dois representantes do nosso Time Petrobras já medalhando nesse começo dos jogos! Carol Santiago trouxe um ouro na Classe S12, enquanto Gabriel Bandeira garantiu um bronze na S14! E pode ter certeza que o nosso time - e a delegação do Brasil - ainda querem muito mais!
E com nomes como Carolina Santiago, Gabriel Bandeira, Gui Caribé, Guilherme Costa, Laila Suzigan, Lucas Mozela, Mafe Costa e Samuel de Oliveira no Time Petrobras, esperamos que o Brasil siga brilhando nas Olimpíadas e Paralimpíadas.
Conheça mais curiosidades sobre as modalidades dos integrantes do Time Petrobras!
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: