Diversidade, Equidade e Inclusão: porque a energia que move o mundo é para todos
Conheça os esforços da Petrobras em promover diversidade, equidade e inclusão social garantindo oportunidades iguais para todos.
Mulher funcionária da Petrobras no laboratório de controle de qualidade da usina de biodiesel de Candeias.
A energia que nos move, precisa ser também a energia que promove cada vez mais diversidade, inclusão e, claro, equidade de oportunidades para todos. E para isso se tornar realidade, nada mais justo do que trabalharmos para garantir cada vez mais a equidade de gênero, reduzindo desigualdades e atacando as injustiças.
Por que diversidade e equidade de gênero importam?
Segundo os resultados do Censo 2022, as mulheres são maioria em nosso país, representando 51,5% de nossa população. Além disso, elas chefiam mais da metade dos lares do Brasil.
Mas o que chama a atenção mesmo é outro dado: no geral, a força de trabalho feminina ainda recebe cerca de 20% menos do que os homens — e muitas vezes trabalhando em jornada dupla, quando conseguem um emprego.
Mas isso demanda compromisso. E é por essa razão que temos assumido metas claras para garantir mais diversidade e inclusão em nossa força de trabalho. Uma jornada que vai da geração de novas oportunidades para profissionais de grupos sub representados até o estímulo para que cada vez mais essas pessoas cheguem às posições de liderança.
O que a Petrobras está fazendo por um mundo mais diverso e inclusivo?
Para quem é especialista em gerar a energia que move o mundo, nada pode ser mais significativo do que ajudar a permitir que pessoas de todas as identidades e características possam ser protagonistas da transformação rumo ao futuro.
Por isso, nossa companhia tem atuado diretamente com ações para ampliar a representatividade em todas as áreas de operação.
Desde 2005, por exemplo, contamos com uma Comissão de Gênero responsável por desenvolver, estimular e monitorar uma série de realizações e avanços na representação e segurança feminina — assim como de outros grupos sub-representados no mercado de trabalho. Tudo para fomentar um ambiente cada vez mais diverso, seguro, inclusivo e de igual oportunidade para todos.
Equidade de Gênero e valorização da presença feminina
Neste contexto, um ponto bastante representativo é o fato de que pela primeira vez quatro mulheres ocupam cargos da diretoria-executiva de nossa companhia: Magda Chambriard, presidente; Clarice Coppetti, diretora-executiva de Relações Institucionais; Renata Baruzzi, diretora-executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação; e Sylvia dos Anjos, diretora-executiva de Exploração e Produção.
Um recorde certamente importante, mas que vai muito além e impacta toda nossa estrutura.
Afinal de contas, além da presença em destaque na alta gestão de nossa companhia, ampliar a presença feminina tem sido uma prioridade em toda a Petrobras — inclusive em alto mar.
Por meio do projeto “O Mar Também É Delas", uma parceria entre Petrobras e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), por exemplo, estamos trabalhando para fomentar um cenário cada vez mais justo e equânime para as mulheres no ambiente petrolífero offshore, além de reduzir barreiras para a entrada de outras trabalhadoras.
Assim, queremos mudar os rumos e facilitar cada vez mais a inclusão e geração de oportunidades iguais para todos no nosso setor — seja onde estivermos.
Incentivo à diversidade e inclusão de verdade
Também estamos atentos a questões de diversidade, em apoio à comunidade LGBTQIA+, valorização de raça e inclusão de pessoas com deficiência. Por isso, promovemos medidas que vão desde a captação de talentos que representem a diversidade do brasileiro, com processos para que tenhamos cada vez mais mulheres, negros, PCDs e pessoas da comunidade LGBTQIA+ em nossa operação.
Outro destaque é que estamos trabalhando muito para mudar a cultura interna e capacitar os talentos que já temos conosco, com destaque aos programas de Mentoria Feminina e o Negritudes Petrobras, que, além de fornecer suporte prático para apoiar nossos colaboradores, também nos ajudará rumo à meta de chegar a 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em posições de liderança até 2030, estabelecida em nosso Plano Estratégico.
Aderimos e apoiamos diversos compromissos públicos, como a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, uma iniciativa do Governo federal que tem como objetivo fomentar práticas de equidade de gênero e raça, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.
Além disso, em setembro de 2024, assinamos o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (Pacto DEI) nas estatais, com outras 30 companhias públicas. Por meio deste Pacto, será promovido um espaço de troca de experiências entre as empresas, compartilhamento de boas práticas e realização de ações conjuntas, com eventual otimização de custos e aumento da visibilidade do tema na sociedade e no meio empresarial.
Objetivos e práticas para um mundo com mais energia
Temos o cuidado com as pessoas como um de nossos valores centrais. E esse compromisso se reflete em cada ação que fazemos, não é de agora.
Desde 2007, por exemplo, garantimos o acesso ao plano de saúde e plano previdenciário da nossa empresa para cônjuges homoafetivos aos nossos empregados, nos antecipando à legislação brasileira.
Também estamos na vanguarda de outras propostas, como a licença maternidade para mães não-gestantes ou, ainda, a possibilidade de uso do nome social por pessoas trans da força de trabalho nos nossos sistemas de identificação.
Porque é a partir da atenção, do diálogo e do compromisso, que nós poderemos de verdade criar um ambiente de respeito e segurança para todos.
Saiba Mais: Patrocínio à Federação Paulista de Futebol busca empoderar as mulheres no esporte e se junta a outras iniciativas da companhia. Queremos investir no crescimento do futebol feminino no Brasil
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: