Manguezais da Amazônia: por que proteger?
Conheça a importância da conservação dos manguezais e o compromisso da Petrobras para proteger os mangues na região amazônica
A região amazônica é fundamental para nosso planeta, e você já deve ter ouvido falar muito sobre isso. Mas sabia que essa importância vai muito além das florestas equatoriais? Sim, os mangues da Amazônia também são essenciais para o nosso futuro, e precisamos protegê-los.
Qual a extensão dos mangues da Amazônia?
Espalhados pela costa do Amapá, Pará e Maranhão, os manguezais da Amazônia representam cerca de 80% de todos os mangues de nosso país, com uma área total de mais de 8 mil Km² - incluindo o maior cinturão contínuo de manguezais do mundo, entre os litorais paraense e maranhense.
Mais do que uma gigante faixa que liga terra e mar, porém, essa camada é fundamental para garantir a sobrevivência da Amazônia como um todo.
Estamos falando, afinal, de uma área que protege a riqueza amazônica contra ameaças naturais, como a erosão, e dá origem a diversas oportunidades para o desenvolvimento social e econômico na região.
E o melhor: com impactos positivos para a vida de todos no mundo.
Por que é importante proteger os manguezais?
Um emaranhado de raízes, lama e vida. Os manguezais são um dos ecossistemas mais relevantes para a vida por diversos motivos.
Seja pela biodiversidade ou por seu papel socioeconômico, por exemplo, este complexo ecossistema é vital para o equilíbrio terrestre e marinho, além de ter um enorme impacto para o combate – e controle – das mudanças climáticas.
Eles ajudam, entre outras coisas, a proteger a costa contra a erosão, ajudam a nutrir os mares e ainda são o berçário natural para milhares de espécies de aves, peixes, crustáceos e outros animais silvestres.
Além disso, este ambiente é também uma fonte de sobrevivência para muitas pessoas e, ainda, um enorme aliado contra o aquecimento global, ajudando na captura e estocagem de carbono (o chamado Blue Carbon).
Ou seja, o que não faltam são razões para proteger esse ecossistema, correto?
O que nós estamos fazendo?
Desde 2013, o Programa Petrobras Socioambiental já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos socioambientais, incluindo ações de recuperação e conservação de manguezais e outros biomas.
Mangues da Amazônia
Em parceria com entidades públicas, universidades e ONGs como a Mangues da Amazônia, estamos trabalhando na recuperação e conservação de manguezais em toda a costa amazônica, promovendo a retirada de lixo, reflorestamento e adoção de estratégias de manejo sustentável de madeira e de animais como o caranguejo-uçá, apoiando o uso consciente dos recursos naturais que servem como fontes de renda dos moradores locais.
Floresta Viva
Além disso, em 2023, como parte do programa Floresta Viva, um matchfunding criado em parceria com o BNDES, selecionamos 8 projetos para a recuperação de mais de 1.757 hectares de manguezais pelo Brasil - incluindo os da Amazônia -, em um processo baseado diretamente no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal, elaborado pelo ICMBio.
Tudo sempre aliado com ações de educação ambiental e capacitação voltadas para as comunidades envolvidas, bem como atividades de pesquisa sobre a ecologia dos manguezais, ecossistemas fundamentais para a fixação de carbono e mitigação das mudanças climáticas.
Carbono azul
Além disso, a Petrobras tem investido na pesquisa e desenvolvimento de soluções que ajudem a potencializar o carbono azul, garantindo que os mangues continuem a ser o berçário da vida e um importante elemento de combate ao aquecimento global.
Outros projetos na Região Amazônica
Essas são medidas especialmente importantes para contarmos com a energia destas novas fronteiras e para garantir a proteção desses ambientes.
Um trabalho que passa diretamente por ajudar a mitigar as ameaças climáticas, reduzir os riscos contra a natureza e otimizar as oportunidades à disposição das pessoas.
Porque os mangues da Amazônia vão muito além da soma de água, sal e lama. Eles são verdadeiros sinônimos de vida sob vários aspectos.
Conheça os projetos de sustentabilidade na região amazônica com o patrocínio da Petrobras.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: