Alguns livros e filmes de ficção contam a jornada de investigadores atrás de pistas para solucionar um grande mistério. Eles pegam aviões, percorrem quilômetros e, se precisar, vão até outro país: todo esse esforço para ver, em pessoa, se naquele ambiente existe algum elemento com um símbolo que os ajude a decifrar tudo que está acontecendo. São aventuras emocionantes, que nos deixam querendo saber o próximo passo – mas que no mundo real seriam mais facilmente resolvidas com alguns poucos cliques, com o apoio da tecnologia.
Se antigamente dependíamos de mapas impressos para conseguir rodar por lugares desconhecidos, agora contamos, até mesmo no celular, com o traçado digital de ruas e avenidas. E, mais além, podemos explorar ambientes virtuais construídos a partir da colagem de diversas imagens panorâmicas em 360⁰ - uma experiência imersiva que se tornou popular com o Google Street View (vista da rua, em tradução livre).
Viajar pelo mundo sem gastar um tostão a mais. Visitar museus e conferir obras de arte famosas. Ou simplesmente descobrir, no próprio bairro, um restaurante interessante a três quarteirões de distância de casa. Basta ter acesso à Internet e pronto: um computador ou celular se transforma em passaporte para aventuras virtuais, nos transportando para onde quisermos ir e permitindo que ‘caminhemos’ pelas ruas como se, de fato, estivéssemos lá. Seria uma ótima ferramenta para o professor de simbologia Robert Langdon, da franquia best-seller O Código Da Vinci, que andou a pé por metade da cidade apenas para acompanhar o traçado da Linha da Rosa pelas ruas de Paris.
Um tour virtual por nossas cidades industriais
A mesma tecnologia de navegação imersiva começa a ser implementada em nossas unidades de produção, como parte do projeto de digitais twins (gêmeos digitais). É uma facilidade e tanto quando falamos das nossas plataformas offshore, que podem ficar a uma distância de até 300 km da costa, como as que operam no pré-sal.
Com mais de seis mil imagens esféricas coletadas pela ferramenta “Industrial View” – equivalente ao Google Street View, conseguimos ‘andar’ por toda a extensão da plataforma e fazer inspeções remotas para verificar o estado das instalações e planejar intervenções preventivas, por exemplo. Isso pode ser feito a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel, do escritório ou até mesmo de dentro de casa – algo especialmente valoroso durante a pandemia da Covid-19, com a maior parte das equipes administrativas em home office e com efetivo reduzido a bordo das nossas plataformas.
E, como um teste-surpresa para confirmar a qualidade e potencial de uso da ferramenta, acabou que a primeira inspeção com o Industrial View na companhia aconteceu neste ano em uma plataforma instalada na Bacia de Santos. Em plena contingência devido à pandemia, quando uma solução remota era essencial para a continuidade das inspeções, verificamos que é possível fazer uma inspeção virtual de corrosão e preservação a partir de imagens com densidade, resolução e iluminação adequadas.
A jornada só começou
Os primeiros resultados, registrados no projeto piloto, foram mais que positivos: finalizamos a inspeção sem necessidade de embarque e com um tempo 10% inferior ao usualmente gasto a bordo. Além do aumento de eficiência, ganhamos em segurança com a inspeção virtual. Afinal, quanto menos pessoas transitando pela área operacional, menor a exposição ao risco. E, por reduzirmos a necessidade de embarques, também diminuímos nossos custos.
A P-67, plataforma do tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo), também foi totalmente documentada com as fotografias 360⁰ e já utiliza o Industrial View. E esse é só o começo da nossa jornada de transformação digital. Para aumentar a eficiência do planejamento e da execução dos serviços executados a bordo das nossas unidades próprias, vamos estender o Digital Twins e o Industrial View às demais plataformas da Bacia de Santos, com atualização periódica das imagens.
Tá a fim de “embarcar” na P-67 para ver ‘de perto’ como é uma plataforma? Confira uma amostra do tour virtual no vídeo abaixo: