Conheça seis equipamentos submarinos da Petrobras
Conheça alguns dos principais sistemas submarinos utilizados pela Petrobras e para que servem!
Testes em árvore de natal molhada, um dos equipamentos submarinos utilizados em nossas operações.
Fonte: BIP
Com muita tecnologia e foco em sustentabilidade, estamos constantemente investindo na evolução de nossa engenharia submarina para produzirmos de maneira segura e competitiva em águas profundas e ultraprofundas.
As plataformas offshore da Petrobras têm estruturas imensas e complexas, formadas por equipamentos submarinos bastante específicos, os quais nos permitem levar o petróleo e o gás natural do fundo do mar até as nossas unidades de produção.
Alguns dos termos e das funcionalidades desses equipamentos são curiosos e, até mesmo, difíceis de entender para quem não está familiarizado com o tema. Por exemplo: você sabe o que é uma Árvore de Natal Molhada? Não? Conheça mais sobre ela e outros de nossos equipamentos a seguir!
Quais são os principais equipamentos submarinos utilizados pela Petrobras?
Nossa expertise técnica de exploração e produção em águas profundas vem de longa data, desde a instalação da nossa primeira plataforma móvel de perfuração, no ano de 1968. De lá para cá, adotamos e desenvolvemos diversos sistemas submarinos que nos possibilitam aprimorar nossas operações e expandir nossas fronteiras de exploração.
Por aqui, vamos falar de seis equipamentos utilizados pela Petrobras atualmente:
- Árvore de Natal Molhada.
- Manifold.
- Linhas flexíveis.
- Risers.
- Equipamentos de interligação dos tipos PLET e PLEM.
- Umbilicais eletro-hidráulicos.
Saiba o que são e entenda como funcionam.
Árvore de Natal Molhada (ANM)
A Árvore de Natal Molhada é um conjunto de válvulas, operadas remotamente, que controlam o fluxo dos fluidos produzidos ou injetados nos poços de petróleo e gás. Suporta elevadas pressões e diferentes faixas de temperatura ambiente. É instalada na cabeça do poço submarino com o auxílio de mergulhadores, em profundidades de até 300 metros, ou de veículos de operação remota (ROV), em águas profundas e ultraprofundas.
O nome “árvore de natal” surgiu na década de 1930, quando habitantes de províncias petrolíferas terrestres, nos EUA, associaram o equipamento – que estava coberto de neve – a um pinheiro de Natal. Com a completação dos primeiros poços submarinos na década de 1960, o termo ganhou o adjetivo “molhada” quando passou a ser instalada no fundo do mar.
Somando todo o nosso conhecimento e nossa expertise técnica acumulados em 15 anos de atuação na camada do pré-sal, desenvolvemos um novo modelo de Árvore de Natal Molhada. A ANM 2.0., como é chamada, permite a completação inteligente — que prepara um poço para produzir de forma remota por meio da instalação de sensores — e o gas lift, método de injeção de gás comprimido para elevar artificialmente os fluidos.
Manifold
O manifold é um conjunto de válvulas e acessórios que serve para direcionar a produção de vários poços para um duto coletor, o qual conduzirá tudo o que é feito para uma unidade de produção.
Esse tipo de equipamento ajuda a reduzir o número de linhas (dutos) conectadas à plataforma, além de diminuir o comprimento total das linhas de poços usadas em um sistema de produção. Pode também ser usado para permitir que um grupo de poços compartilhe sistemas submarinos de injeção de água e gas lift, para elevação de óleo e gás até a superfície por meio de gás pressurizado.
Risers
Rígidos ou flexíveis, os risers são os trechos suspensos das tubulações que interligam as linhas de produção submarinas (vindas de uma árvore de natal molhada ou de um manifold) às plataformas. Podem também ser utilizados para conduzir fluidos da superfície até o leito marinho, como os risers de injeção e de exportação.
Linhas flexíveis
As linhas flexíveis são os dutos empregados em todo sistema submarino de coleta e escoamento, que conduzem os fluidos produzidos pelo poço para as unidades de produção de petróleo. Elas podem ser utilizadas para:
- Interligação de uma unidade a outra.
- Injeção ou o descarte de fluidos em reservatórios.
- Exportação da produção para terra.
Seu formato é tubular, com camadas de materiais metálicos e não metálicos, cada qual com uma função específica. Em suas extremidades, possuem acessórios denominados “conectores”, ligando as árvores de natal molhadas a manifolds ou risers.
O pioneirismo da Petrobras no uso de linhas flexíveis é reconhecido mundialmente. Nossa tecnologia em dutos com 8 polegadas, desenvolvida especificamente para o Teste de Longa Duração no bloco de Libra, recebeu, em 2019, o OTC Distinguished Achievement Award, que é considerado a premiação de maior reconhecimento na indústria mundial de petróleo!
Equipamentos de interligação
Os equipamentos de interligação submarina da indústria de óleo e gás podem ser de dois tipos: PLET ou PLEM. Conheça um pouco mais sobre eles.
PLETs (Pipeline End Termination)
Os PLETs são equipamentos que possibilitam a interligação submarina entre dutos rígidos e dutos flexíveis ou entre um duto e um equipamento submarino.
PLEMs (Pipeline End Manifold)
Os PLEMs são instalados na extremidade de um trecho de duto, permitindo sua interligação com outros trechos de dutos.
Umbilicais eletro-hidráulicos
Os umbilicais eletro-hidráulicos são conjuntos de mangueiras e cabos elétricos, utilizados para operar remotamente válvulas e equipamentos submarinos, injetar produtos químicos e monitorar parâmetros operacionais (temperatura e pressão) de poços.
Outras tecnologias submarinas utilizadas pela Petrobras
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funcionam os nossos sistemas submarinos de produção, é hora de entender como estamos ampliando os limites do conhecimento para aumentar nossa eficiência e desenvolver novas tecnologias sustentáveis para uma transição energética justa e segura.
Entre as soluções inovadoras adotadas em nossas plataformas offshore, estão:
- Sísmica 4D para enxergar abaixo do solo.
- Tecnologia para reinjetar CO2 nos reservatórios.
- Supercomputadores para aumentar a precisão na perfuração de poços.
Descubra mais sobre inovações e tecnologias da Petrobras em nosso site.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: