Robô-bombeiro: uma invenção futurista para garantir nossa segurança hoje
Poucas coisas são mais humanas do que o ímpeto de inventar.
Nosso robô-bombeiro aumenta a segurança, a agilidade e a eficiência de nossas atividades.
Poucas coisas são mais humanas do que o ímpeto de inventar. A vontade de criar o diferente, a necessidade de deixar para trás os limites, o impulso de, diante de um problema, de um obstáculo, de uma dificuldade, encontrar o caminho da superação para que possamos ir mais longe do que antes.
E para atravessar distâncias o ser humano inventou meios de transporte, para registrar sua história ele inventou palavras, para se divertir ele inventou jogos. Mas uma das áreas em que nossa espécie mais se dedicou e evoluiu na sua jornada de criação e invenção foi no seu próprio cuidado e na sua própria segurança.
Seja inventando remédios para viver mais, casas para se abrigar melhor, mecanismos que vão desde coletes salva-vidas até air-bags, o ser humano sempre teve uma atenção especial para proteger esse que é um dos bens que mais valorizamos enquanto espécie: outra vida humana.
Um bombeiro de metal para proteger as pessoas de carne e osso
E um grande exemplo do poder criativo da invenção humana e do avanço da tecnologia robótica são os protótipos dos robôs de combate a incêndio, desenvolvidos em parceria pela Petrobras e a startup Unidroid, como parte do Programa Petrobras Conexões.
Operando de maneira remota, com um alcance de até 600m, os robôs oferecem mais eficiência e velocidade na resposta a cenários complexos de incêndio, sendo capazes de resistir a altas temperaturas, alcançar locais de difícil acesso e oferecer imagens para auxiliar na definição das táticas de combate ao fogo, além de, é claro, reduzir a exposição dos brigadistas, garantindo a segurança de vidas humanas e menos riscos para o meio-ambiente.
Atualmente sendo testados em duas refinarias da Petrobras, a REPLAN, em Paulínia e a REVAP, em São José dos Campos, os robôs-bombeiros são excelentes exemplos de invenções onde a criatividade humana trabalha para proteger vidas.
Inventar está no nosso DNA
E esse é apenas mais um capítulo na longa história de invenções da empresa brasileira que mais mantém patentes ativas atualmente, com mais de 1000 no Brasil e no exterior, isso sem contar a posição de companhia que mais registrou patentes em 2021, com 112 pedidos de registro.
Porque a Petrobras trabalha diariamente para inovar e inventar em áreas como exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e desenvolvimento sustentável, indo da descarbonização até a redução de emissões, com previsão de US$ 1,6 bi investimentos em transformação digital e inovação nos próximos cinco anos.
Isso nos faz uma das empresas que mais investem em inovação no país. Fazemos parte de um grande ecossistema de inovação e compartilhamos nossos desafios com startups, universidades e empresas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às nossas demandas e nos preparem para o futuro.
Leia também
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: