Algumas pessoas já nascem com suas “cópias” de fábrica. Irmãos gêmeos, além da grande semelhança física, às vezes também possuem em comum um DNA idêntico, por terem sido gerados a partir de uma mesma célula fecundada. Caso um deles desenvolva uma doença autoimune, por exemplo, a possibilidade de ser uma predisposição genética serve como alerta para o outro, que pode então iniciar um acompanhamento preventivo direcionado.
E se essa cópia fosse digital e nos permitisse explorar todas as características de um indivíduo real sem ao menos estarmos próximos? E se esta cópia digital nos permitisse antecipar problemas e simular condições?
É esse caminho que estamos percorrendo na Petrobras com o desenvolvimento dos chamados digital twins (gêmeos digitais). Trata-se de representações digitais das instalações operacionais – seja uma plataforma, reservatório de petróleo, sistema submarino, equipamento crítico ou refinaria – que têm potencial para contribuir para a redução de custos operacionais e o aumento da eficiência e segurança em nossas operações.
Esta é a primeira parte da série Aceleração da Inovação, um especial que irá apresentar as principais soluções tecnológicas que estão revolucionando a forma como trabalhamos, na esteira da transformação digital que move toda a indústria de óleo e gás e o mundo. Inteligência artificial, Big Data, Internet das Coisas e Robótica são algumas dessas soluções que você irá ver por aqui.