Título

Link do botão
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Desvende o que é inteligência artificial e seu uso na Petrobras

Explore o que é inteligência artificial e como a tecnologia está moldando o futuro da Petrobras, desde a sísmica 4D até estratégias avançadas de tomada de decisão.

Atualizado em 07/03/2024

Postado em 07/03/2024

Texto copiado!

Quando pensamos em  inteligência artificial (IA), é comum lembrarmos de filmes, séries ou desenhos animados que mostram tecnologias futuristas e distantes da nossa realidade atual. Mas a inteligência artificial vai muito além disso, e seu potencial vem se multiplicando em escala exponencial.

Com a pandemia em 2020, esse movimento se acelerou ainda mais, motivado pelo crescimento da transformação digital e pela necessidade de comunicação à distância. Em um piscar de olhos, surgem constantemente novas funcionalidades ou soluções de IA com capacidade de transformar alguma atividade ou revolucionar uma área do conhecimento.

Descubra mais sobre essa tecnologia a seguir.

O que é inteligência artificial e onde está presente?

A inteligência artificial é uma tecnologia que está presente em quase todos os aspectos da nossa vida, transformando tudo à nossa volta.

Desde a busca na internet até sistemas avançados de reconhecimento facial, das redes sociais ao blockchain, a IA é definida pela futurista Amy Webb como um sistema que toma decisões de forma autônoma e simula a inteligência humana.

Ela é capaz de reconhecer sons e objetos, resolver problemas, compreender a linguagem, usar estratégias para atingir objetivos, identificar imagens, palavras e fala. Ou seja, a IA pode aprender e raciocinar de modos similares aos das pessoas.

Alguns sistemas de inteligência artificial são imensos e fazem milhões de cálculos por segundo, e outros se dedicam a apenas uma função. Atualmente, a IA pode não apenas identificar padrões de repetição de dados, mas também tomar decisões complexas e fazer previsões acertadas.

Como a Petrobras usa inteligência artificial para inovar?

Se hoje somos líderes mundiais em tecnologia de águas profundas é porque nossa trajetória foi construída à base de muito conhecimento, pesquisa e avanço tecnológico.

E, nesse movimento de permanente evolução, estamos incorporando hoje as mais modernas tecnologias de transformação digital e inteligência artificial para fazer frente aos novos desafios ligados aos negócios e impulsionar nossos resultados.

Nosso objetivo é muito claro com a IA: queremos inovar com propósito, combinando o aumento da eficiência das nossas atividades com a redução de emissões geradas pelas operações de petróleo e gás.

Smart Tocha: IA usada para impulsionar a transição energética

Na esteira dessas mudanças, cientistas de dados, engenheiros e técnicos da área de Refino e Gás Natural e do nosso Centro de Pesquisas (Cenpes), em parceria com a PUC-Rio, criaram uma tecnologia de inteligência artificial especializada em controlar a qualidade dos gases provenientes das refinarias. 

Ao monitorar esse processo, essa inovação não só aumenta a eficiência energética das nossas operações, como também minimiza as emissões de gases de efeito estufa. O nome dela? Smart Tocha – ou “tocha inteligente”, chamada assim porque utiliza IA para controlar o desempenho do sistema de tocha.

Foto da smart tocha, que usa inteligência artificial para controle de desempenho.
A tecnologia Smart Tocha utiliza inteligência artificial para controlar o desempenho do sistema de tocha nas refinarias.

As tochas são sistemas de segurança das refinarias e devem ser mantidas sempre acesas. Elas queimam o excesso de gases resultantes do processamento de petróleo de maneira segura para o meio ambiente. A queima de gás é inerente ao processo produtivo, mas estamos sempre buscando minimizar seus efeitos.

Como funciona a tecnologia das Smart Tochas?

Com a Smart Tocha, a queima dos gases nas tochas das refinarias são monitoradas por câmeras 24 horas por dia. A partir das análises dessas imagens, feitas com o uso de inteligência artificial, e de dados de variáveis operacionais, o sistema de controle realiza o ajuste automático da vazão de vapor.

Como o monitoramento é feito em tempo real e on-line, essa vazão de vapor está sempre ajustada para o ponto ótimo, o que garante que os gases estão sendo queimados com a menor emissão possível.

A tecnologia Smart Tocha também garante o aumento da eficiência energética das operações. Isso porque o vapor é utilizado para controlar a qualidade da queima dos gases na tocha e, para que ele seja produzido, temos custos de energia para vaporizar a água, além dos custos de tratamento da água.

Além da IA: quais outras tecnologias são utilizadas pela Petrobras?

Aliada à automação, a inteligência artificial vem sendo o grande pilar para o futuro dos nossos negócios, implementando soluções que otimizam processos, reduzem custos, aumentam segurança e ainda possibilitam construir um futuro mais sustentável.

É com o uso de IA, por exemplo, que conseguimos criar modelos digitais dos reservatórios no pré-sal. Essa tecnologia, chamada de sísmica 4D, nos possibilita antecipar a movimentação de óleo, gás e pressões e também simular as melhores respostas de acordo com o cenário previsto.

Mas nossa expertise tecnológica vai muito além. Então, agora que você já sabe o que é inteligência artificial, que tal conhecer mais sobre outras tecnologias utilizadas aqui na Petrobras? Entre elas, estão a engenharia robótica, Internet das Coisas (IoT), realidade mista…

Conheça mais sobre a inovação e tecnologia que faz parte do nosso dia a dia!
 

Notas
;

Leia também

Link da Notícia 18441 Três colaboradores da Petrobras movendo equipamento submarino em oficina de manutenção.
Inovação
Conheça seis equipamentos submarinos da Petrobras
Artigo
5 min
Link da Notícia 18446 Tecnologia sendo aplicada para avaliar o relevo do Campo de Búzios.
Inovação
Uma receita premiada: o que as tecnologias pioneiras do campo de Búzios têm em comum com a gastronomia?
Artigo
7 min
Link da Notícia 18452
Inovação
Tipos de navio: conheça os principais modelos da Transpetro
Artigo
4 min
Link da Notícia 18457 Imagem de perfil de rosto de pessoa com linhas em 3D.
Inovação
As mil e uma utilidades do scanner 3D – e como essa tecnologia está cada vez mais acessível
Artigo
6 min
Link da Notícia 18462 Foto de colaborador da Petrobras utilizando tecnologia Sísmica 4D.
Inovação
Sísmica 4D: tecnologia para enxergar abaixo do fundo do mar
Artigo
5 min
Link da Notícia 18469 Fotografia de carro andando em asfalto. A imagem representa uma estrada.
Inovação
Asfalto sustentável: estamos pavimentando caminhos para a transição energética
Artigo
2 min
Link da Notícia 18475 Foto de parte elétrica de supercomputador.
Inovação
O que são os supercomputadores e quais são os impactos tecnológicos?
Artigo
4 min
Link da Notícia 18481 Robô de inspeção submarino
Inovação
Conheça nosso robô para inspeções em dutos submarinos
Artigo
5 min




Canais

Acessibilidade

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link de exemplo
Ícone do botão /documents/d/nossa-energia/chevronright-svg?download=true Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: